domingo, 24 de dezembro de 2017

Um Herói de Brinquedo & Natal em El Camino


Um Herói de Brinquedo (Jingle All the Way, EUA, 1996) – Nota 7
Direção – Brian Levant
Elenco – Arnold Schwarzenegger. Sinbad, Phil Hartman, Rita Wilson, Robert Conrad, Martin Mull, Jake Lloyd, James Belushi, Danny Woodburn, Curtis Armstrong.

Howard Langston (Arnold Schwarzenegger) é um vendedor que coloca o trabalho em primeiro lugar. Após decepcionar algumas vezes a esposa Liz (Rita Wilson) e o filho Jamie (Jake Lloyd), ele promete comprar para o garoto o brinquedo do momento, o boneco do super herói Turbo Man. Howard deixa para comprar o boneco na véspera do Natal e descobre que o brinquedo está em falta por causa da grande procura. Desesperado, ele se envolve em diversas confusões para tentar encontrar o brinquedo.

Produzido por Chris Columbus, diretor de “Esqueceram de Mim”, esta divertida comédia segue o mesmo estilo dos filmes protagonizados por Macaulay Culkin. O diretor Brian Levant acerta a mão nas cenas de comédia física, assim como nos diálogos e nos coadjuvantes. Os encontros de Schwarzenegger com o carteiro maluco vivido pelo comediante Sinbad são explosivos. O papai noel muambeiro vivido por James Belushi e seu elfo interpretado por Danny Woodburn são impagáveis, assim como o boneco “Booster” do estranho Curtis Armstrong.

Vale destacar ainda o falecido Phil Hartman como o vizinho intrometido. Hartman foi um dos grandes comediantes dos anos noventa, deixando trabalhos marcantes na sitcom “Newsradio” e no programa “Saturday Night Live”, onde fazia uma sátira hilária do então presidente Bill Clinton. Hartman foi assassinado pela esposa em 1998.

Natal em El Camino (El Camino Christmas, EUA, 2017) – Nota 6
Direção – David E. Talbert
Elenco – Luke Grimes, Tim Allen, Vincent D’Onofrio, Dax Shepard, Michelle Myllet, Kurtwood Smith, Emilio Rivera, Jessica Alba, Jimmy O. Yang.

El Camino, Nevada, véspera de Natal. O jovem Eric (Lucas Grimes) chega na pequena cidade à procura de uma pessoa. Confundido com um traficante, ele é preso por um policial arrogante Carl (Vincent D’Onofrio) e seu parceiro Billy (Dax Shepard). Uma nova confusão faz com que Eric fuja da delegacia. Ele consegue chegar até um mercadinho de beira de estrada, porém é alcançado por Carl e a situação sai do controle, com o local sendo cercado por outros policiais. 

Esta produção da Netflix resulta num longa bizarro, que mistura policial, drama, comédia, violência e natal. A trama é puro clichê, inclusive com uma esperada reviravolta no final. O filme ganha alguns pontos por não se levar a sério e principalmente pelo personagem de Tim Allen. 

Ator famoso por sitcoms como “Home Improvement” e “Last Man Standing”, Allen tem aqui um papel que é a sua cara. Ele interpreta um veterano do Vietnã cínico e beberrão, que tem os melhores diálogos do filme. 

Infelizmente isso é pouco para resultar num bom filme. A ideia de fazer um longa de natal politicamente incorreto é bem interessante, porém as falhas do roteiro e os personagens sem carisma atrapalham bastante.

6 comentários:

Pedrita disse...

um heroi de brinquedo é divertido. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Bastante divertido.

Bjos

Liliane de Paula disse...

"Um herói de brinquedo" já vi.
Mas não consigo achar graça em comédias, tão comédias.

O da Netflix "natal em el camino" vou vê se vejo.
Pensei que era um filme antigo

Hugo disse...

Liliane - Este filme é novo e razoável.

Amanda Aouad disse...

Não vi "Natal em El Camino", mas "Um herói de brinquedo" é "clássico" da Sessão da Tarde, rs, já me diverti muito vendo.

bjs e Feliz 2018!

Hugo disse...

Amanda - O filme com Schwarzenegger é bem divertido.

Bjos