domingo, 10 de dezembro de 2017

Marcas do Passado

Marcas do Passado (Aloft, Espanha / Canadá / França, 2014) – Nota 6
Direção – Claudia Llosa
Elenco – Jennifer Connelly, Cilian Murphy, Mélanie Laurent, Peter McRobbie, William Shimell.

Na sequência inicial, Nana (Jennifer Connelly) segue com seus dois filhos pequenos para uma região gelada e isolada no norte do Canadá. Um dos filhos de Nana está doente. O objetivo é encontrar um sujeito conhecido como o Arquiteto (William Shimell), que aparentemente tem poderes de cura. 

Vinte anos depois, Ivan (Cillian Murphy), que é um dos filhos de Nana, recebe a visita da jornalista Jannia (Mélanie Laurent) que deseja informações sobre a mulher. Afastado há anos da mãe, Ivan aceita acompanhar Jannia na busca por Nana. 

O roteiro intercala as duas narrativas como se fosse um quebra-cabeças que explica o porquê do afastamento entre mãe e filho. Ele explora ainda a questão da fé em momentos de desespero e como as pessoas se apegam ao curandeirismo em busca de um milagre. 

Apesar da premissa interessante e das belas locações na região gelada do Canadá, o longa perde pontos por causa da narrativa lenta e não se aprofunda no drama familiar. O final sem respostas tenta dar um ar de cult ao filme, mas não convence.

4 comentários:

Pedrita disse...

eu vi esse filme mas não quis escrever no meu blog. me incomodou bastante. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - É uma história bem dolorosa.

Bjos

Liliane de Paula disse...

Eu vi e gostei desse filme.
Me enrolei um pouco para tentar entende-lo.

Hugo disse...

Liliane - São duas narrativas em tempos diferentes.