quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Estrelas Além do Tempo

Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures, EUA, 2016) – Nota 7,5
Direção – Theodore Melfi
Elenco – Taraji P. Henson, Octavia Spencer, Janelle Monae, Kevin Costner, Kristen Dunst, Jim Parsons, Mahershala Ali, Aldis Hodge, Glen Powell, Kimberly Quinn, Olek Krupa.

Em 1961, o governo americano vivia o auge da disputa pela conquista espacial contra a União Soviética. O país ainda sofria com uma forte divisão racial. Na Nasa não era diferente. Funcionários negros trabalhavam separados dos brancos. 

Neste contexto, as amigas Katherine (Taraji P. Henson), Dorothy (Octavia Spencer) e Mary (Janelle Monae) eram funcionárias do departamento de cálculos. Com inteligência acima da média, as três amigas são obrigadas a enfrentar o preconceito para mostrar seu talento e tentar crescer na carreira. 

Baseado numa história real, este longa detalha a vida profissional de três mulheres que conseguiram vencer a barreira do racismo e se destacar em meio a um sistema perverso. Ao mesmo tempo em que vemos uma história de superação e sucesso, é possível imaginar quantas outras pessoas também foram importantes no desenvolvimento espacial da Nasa e que hoje estão esquecidas, independente da cor da pele. 

É interessante fazer um paralelo com os dias atuais, não na questão racial, mas quanto a disputa entre funcionários dentro de qualquer empresa. A questão mostrada aqui com o personagem de Jim Parsons que prefere não dividir seus conhecimentos com a de Taraji P. Henson, infelizmente ainda é fato comum. Geralmente quem está em uma posição superior na hierarquia não gosta de passar conhecimentos para quem está abaixo com medo de perder seu cargo no futuro. 

O resultado é um bom filme com uma história que merece ser conhecida. 

5 comentários:

Pedrita disse...

é realmente horrível essa invisibilidade. aqui no brasil nem essa oportunidade muitos tem pq as escolas são precárias. então além de invisíveis vivem muitos praticamente na miséria e em subempregos. beijos, pedrita

Liliane de Paula disse...

Gostei muito do filme.

Hugo disse...

Pedrita - As oportunidades em nosso país estão cada vez mais escassas. É uma triste realidade que dificilmente vai mudar a curto prazo.

Liliane - Bom filme, vale a sessão.

Bjos

Amanda Aouad disse...

Pois é, a primeira coisa que pensei foi isso "uma história que merece ser contada". E como você disse, infelizmente, ainda bem atual.

bjs

Hugo disse...

Amanda - É um bom filme com uma história bem interessante.

Bjos