domingo, 3 de dezembro de 2017

Enfurecidos

Enfurecidos (Enragés, França / Canadá, 2015) – Nota 7,5
Direção – Eric Hannezo
Elenco – Lambert Wilson, Virginie Ledoyen, Guillaume Gouix, François Arnaud, Franck Gastambide, Laurent Lucas.

Uma quadrilha assalta um banco, algo dá errado e um dos bandidos é baleado e morre. Durante a fuga, os outros três assaltantes levam uma mulher como refém (Virginie Ledoyen) e sequestram um carro dirigido por um pai (Lambert Wilson) que estava indo para o hospital levar a filha para fazer um transplante. É o início de uma viagem infernal pelo interior da França. 

Em 1974, o diretor italiano Mario Bava filmou a mesma história, porém um problema com o produtor fez com o que longa fosse engavetado. Bava morreu em 1980 e seu filme foi resgatado somente nos anos noventa, se transformando em cult. Não assisti ao filme de Bava para comparar e acabei me surpreendendo de forma positiva com esta versão francesa. 

É um filme com uma tensão crescente entre os personagens em fuga dentro do carro e com sequências de violência muito bem filmadas, inclusive as cenas no estranho festival em um vilarejo. Vale destacar ainda a reviravolta na sequência final. Depois da surpresa, fica fácil lembrar das pistas que foram deixadas durante o desenvolvimento da trama. 

O resultado é uma competente mistura de drama e suspense com bastante violência.

4 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Muito interessante, Hugo. Nunca vi o filme do Bava, um diretor que aprecio, aliás, o formador dos filmes "Giallo". Muito me parece que esta nova adaptação seja interessante e gostei da premissa.

Abraço,
Rodrigo
https://cinemarodrigo.blogspot.com.br/

Hugo disse...

Rodrigo - Também não tenho comparar com original, mas gostei desta versão, mesmo com as críticas tendo sido ruins.

Abraço

Liliane de Paula disse...

Hugo, parece um bom filme.
E é francês?

Hugo disse...

Liliane - É uma produção interessante bem interessante.