segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

As Horas Finais & Os Últimos na Terra


As Horas Finais (These Final Hours, Austrália, 2013) – Nota 7
Direção – Zak Hilditch
Elenco – Nathan Phillips, Angourie Rice, Jessica De Gow, Kathryn Beck, Daniel Henshall.

O sol se aproximou da Terra e destruiu parte do planeta. Faltando doze horas para a destruição chegar na região de Perth na Austrália, James (Nathan Phillips) abandona a namorada para aproveitar a última noite de vida em uma festa regada a sexo, bebidas e drogas. 

Ao atravessar a cidade, James testemunha eventos violentos e absurdos, até que cruza o caminho da garotinha Rose (Angourie Rice), que foi sequestrada por dois malucos. Ele resgata a menina, que deseja encontrar o pai antes do mundo acabar. É a chance de James fazer algo positivo no final da vida. 

O clima apocalíptico é potencializado pelo sinistra trilha sonora que acompanha a jornada do relutante protagonista em busca de uma espécie de redenção. Os absurdos cometidos pelos vários personagens que cruzam a tela são um exemplo do que as pessoas desesperadas fariam caso o mundo estivesse realmente para acabar. 

É basicamente um filme B que mistura drama e violência, além de explorar o exagero comum das produções australianas. Uma interessante opção para quem curte o gênero.

Os Últimos na Terra (Z For Zachariah, Islândia / Suiça / EUA, 2015) – Nota 6
Direção – Craig Zobel
Elenco – Chiwetel Ejiofor, Margot Robbie, Chris Pine.

Após uma tragédia nuclear, o planeta entra em colapso. Sem explicação, Ann (Margot Robbie) sobreviveu sem que a radiação chegasse a um vale onde fica a casa de sua família, um pequeno mercado e uma capela. Sua solidão termina quando chega a região o cientista John (Chiwetel Ejiofor), que utilizou uma traje parecido com de um astronauta para se proteger da radiação. 

As enormes diferenciais entre os dois não atrapalham a vontade de tentar a seguir a vida. A situação fica estranha quando surge um terceiro sobrevivente. Caleb (Chris Pine) chega para modificar o pequeno mundo criado por Ann e John. 

A premissa de explorar a vida de poucos sobreviventes após uma catástrofe mundial já foi explorada diversas vezes pelo cinema, mas não deixa de ser algo intrigante. Infelizmente este ponto de partida não se desenvolve da melhor forma neste longa.

O roteiro não se preocupa em dar detalhes sobre o ocorrido, seu foco está na relação entre os três personagens, criando uma trama previsível voltada para o drama. O filme ganha alguns pontos pelas belíssimas locações, principalmente pelas cenas na pequena cachoeira. 

Finalizando, o “Z de Zacaria” do título original faz referência a um livro chamado “A de Adão” de uma coleção do alfabeto da bíblia que a personagem de Margot Robbie tem entre seus livros religiosos. 

Nenhum comentário: