terça-feira, 26 de dezembro de 2017

A História de um Egoísta

A História de um Egoista (Patterns, EUA, 1956) – Nota 8
Direção – Fielder Cook
Elenco – Van Heflin, Everett Sloane, Ed Begley, Beatrice Straight, Eizabeth Wilson.

Fred Staples (Van Heflin) saiu de Ohio com sua esposa Nancy (Beatrice Straight) para assumir um cargo de diretor na matriz da empresa presidida por Mr. Ramsey (Everett Sloane) em Nova York. 

Apreensivo e também empolgado com o novo desafio, Staples rapidamente se sente a vontade na empresa ao ser recebido pelo vice-presidente Bill Briggs (Ed Begley). 

Também não demora para perceber que Ramsey não gosta de Briggs e que deseja expulsá-lo da empresa. Staples tenta defender o novo amigo, ao mesmo tempo em que sabe que pode ser promovido no lugar dele. 

O roteiro escrito por Rod Serling, criador da série “Além da Imaginação”, explora o complexo mundo das relações entre pessoas dentro de uma empresa. Mesmo tendo sido produzido há mais de sessenta anos, a trama ainda se mostra extremamente atual. 

Enquanto personagem de Everett Sloane é o empresário que coloca o lucro da empresa sempre em primeiro lugar, tratando as pessoas apenas como meios de conseguir seu objetivo, o executivo interpretado Van Heflin fica dividido entre crescer na carreira ou manter seus princípios de justiça intactos. 

Infelizmente este tipo de situação é comum. As pessoas odeiam seus empregos, aceitam injustiças ou até mesmo agem de forma desleal para subir na carreira ou apenas para manter o trabalho. 

É um filme sobre escolhas na vida profissional.

3 comentários:

Liliane de Paula disse...

Ontem vi um filme maravilhoso.
Um filme francês de 2015.
"O valor de um homem".

Rodrigo Mendes disse...

Como eixei passar? Obrigado pela dica, Hugo! Deve ser interessante. Há filmes que realmente o tempo não deixa envelhecer. Gosto da Beatrice Straight (elenco ótimo, heim!) lembrada principalmente por "Network" e "Poltergeist".

Postei no meu blogue a minha lista dos Piores do Ano e no final da semana irei postar a dos Melhores. Você irá fazer a sua?


Abraço e um Feliz Ano Novo!!!

Hugo disse...

Liliane - Este "O Valor de um Homem" é um ótimo drama.

Rodrigo - Descobri este filme faz pouco tempo e gostei bastante. Eu normalmente não faço listas de melhores ou piores.

Abraço