sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Conflito das Águas

Conflito das Águas (También la Lluvia. Espanha / França / México, 2010) – Nota 7
Direção – Iciar Bollain
Elenco – Luis Tosar, Gael Garcia Bernal, Juan Carlos Aduviri, Karra Elejalde, Raul Arévalo, Carlos Santos, Cassandra Ciangherotti.

Cochabamba, Bolívia, 2000. Uma equipe de cinema está na cidade para filmar um longa sobre a vida de Cristovão Colombo na América. 

O produtor Costa (Luis Tosar) e o diretor Sebastian (Gael Garcia Bernal) escolhem moradores locais para papéis de figurantes indígenas e um sujeito chamado Daniel (Juan Carlos Aduviri) para ser o líder destes personagens que lutaram contra a colonização espanhola. 

Enquanto Costa pensa apenas no dinheiro que está sendo investido, Sebastian vê o filme como a principal obra de sua vida. Tudo começa a desmoronar quando a população de Cochabamba inicia um protesto contra a privatização da distribuição de água e Daniel se torna um dos líderes do movimento. 

O roteiro explora a história real da revolta popular ocorrida na Bolívia, para criar uma trama de ficção sobre a visão dos estrangeiros que estavam no país na época. A forma como as pessoas da equipe de filmagem encaram a situação é interessante, enquanto alguns fecham os olhos pensando apenas no filme, outros querem sair país e somente um realmente se envolve no conflito. 

Não é um grande filme analisando a parte técnica ou as interpretações, mas ganha força por abordar uma violenta e complexa história real, que mostra a importância da água e como ela poderá ser um fator decisivo para conflitos no futuro.  

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Não estou dando conta de tantas opções que são oferecidas.
Net, Netflix, os sites de cinema, Youtube, etc.
Tenho visto bons filmes (para mim) e os que não gosto ou nem entendo, já vou pagando da vida.

Hugo disse...

Liliane - Eu tenho tb tenho uma lista enorme de filmes para assistir.