quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Shimmer Lake

Shimmer Lake (Shimmer Lake, EUA / Canadá, 2017) – Nota 7
Direção – Oren Uziel
Elenco – Benjamin Walker, Rainn Wilson, Stephanie Sigman, Ron Livingston, Rob Corddry, John Michael Higgins, Adam Pally, Wyatt Russell, Matt Landry.

Na cena inicial, um sujeito (Rainn Wilson) acorda no chão do porão de uma casa, com marcas de sangue na camisa ao lado de um mochila de dinheiro. A tela escurece e mostra que estamos em uma sexta-feira. 

A partir daí, a trama segue o dia inteiro, envolvendo outros personagens e citando que ocorreu um assalto no banco da pequena cidade. Ao final do dia, ao invés da história seguir em frente, voltamos para a manhã de quinta-feira e assim a trama volta no tempo até o dia do assalto, que foi na terça-feira anterior. 

Explorando a mesma ideia do ótimo “Amnésia” de Christopher Nolan, o roteiro escrito pelo diretor estreante Orem Uziel brinca com o espectador, fazendo com que ele tenha que prestar bastante atenção para amarrar a pontas da história ao contrário. É interessante que ao final fica claro que se a montagem fosse linear, o filme perderia pontos, pois a história é simples. 

Também não deixa de ser curiosa a escolha do elenco. Rainn Wilson que interpreta um dos ladrões, John Michael Higgins que vive o juiz e a dupla Ron Livingston e Rob Corddry que dão vida aos incompetentes agentes do FBI, são atores com carreiras quase todas voltadas para comédia. Estes personagens patéticos se casam perfeitamente com o humor negro da narrativa, que por sinal não exagera no tom. 

O resultado é um filme simples e divertido, indicado para quem gosta do estilo.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Eu não gostei de Amnésia.
Esse vai e vem da história precisa esta´bem amarrada para eu entender.
Os atores, não conheço.

Hugo disse...

Liliane - O estilo é semelhante. Trama embaralhada para fazer o espectador pensar.

Rodrigo Mendes disse...

Outro para lista, este está na Netflix e pretendo assistir em breve. Filmes ao estilo Amnésia é o que eu preciso em alguns momentos. Mas, entendo que é subversivo demais para alguns espectadores.

Abraço.

Hugo disse...

Rodrigo - Não é o tipo de filme para todo público. Eu gosto do estilo.

Abraço