sábado, 28 de outubro de 2017

Planeta dos Macacos: A Guerra

Planeta dos Macacos: A Guerra (War for the Planet of the Apes, EUA / Canadá / Nova Zelândia, 2017) – Nota 7,5
Direção – Matt Reeves
Elenco – Andy Serkis, Woody Harrelson, Steve Zahn, Karin Konoval, Amiah Miller, Terry Notary, Ty Olson, Toby Kebbell, Gabriel Chavarria.

Os macacos liderados por Caesar (Andy Serkis) estão vivendo na floresta com a esperança de que os humanos aceitem deixá-los em paz. Acontece exatamente o contrário. 

Um pelotão de soldados comandados por um coronel (Woody Harrelson) ataca sem piedade o acampamento dos macacos, que em seguida precisam fugir. As várias mortes enfurecem Caesar, que abandona seu lado pacifista e parte para a vingança. 

Este longa fecha a ótima trilha que é um prequel da história do clássico “O Planeta dos Macacos” de 1968. O roteiro amarra várias pontas da história entre os dois filmes separados por quase cinquenta anos. 

Aqui vemos como Caesar se transforma em herói para os macacos, entra em cena a garotinha Nova (Amiah Miller) que se torna personagem importante quando adulta, temos ainda o ícone Cornelius ainda criança, personagem que consagraria o falecido Roddy McDowall, além de uma interessante explicação para os seres humanos regredirem, fato assustador mostrado no clássico original. 

Por outro lado, mesmo sendo um bom filme, este obra é inferior aos dois longas anteriores da franquia. A história é muito mais voltada para o drama do que para a ação. Em alguns momentos as emoções se mostram até um pouco piegas. 

Vale destacar novamente a maquiagem e a forma de andar e correr dos macacos, que são extremamente realistas, assim como a interpretação de Andy Serkis, que consegue passar emoção sem mostrar o verdadeiro rosto. 

Para quem não assistiu ao original de 1968, vale a pena conferir para a história ficar ainda mais clara.

6 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Obra-prima, sem mais. Gosto deste desfecho da trilogia. E cada vez mais estupefato ao ver a evolução da técnica de captura de movimentos e o trabalho essencial de Andy Serkis. Eu gostei muito!!!!

Abraço.

Hugo disse...

Rodrigo - A parte técnica é sensacional e a história é muito mais um drama do que um filme de ação. Por gosto pessoal, eu considero os dois filmes anteriores melhores.

Abraço

Liliane de Paula disse...

Esse quero vê.
Vi um anterior e certamente não saberei fazer comparação de qual melhor.

Hugo disse...

Liliane - O ideal é assistir na sequência, com certeza ajuda a entender melhor a história.

Amanda Aouad disse...

Também acho inferior aos dois anteriores, mas é um fechamento digno mesmo. E a tecnologia impressiona cada vez mais, eles parecem reais.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Perfeito. A parte técnica é sensacional.

Bjos