quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Na Mira do Atirador & Campo Minado


Na Mira do Atirador (The Wall, EUA, 2017) – Nota 7
Direção – Doug Liman
Elenco – Aaron Taylor Johnson, John Cena, Laith Nakli.

Iraque, 2007. Próximo ao final da guerra, dois soldados americanos atiradores (Aaron Taylor Johnson e John Cena) estão escondidos esperando a ação de um possível atirador iraquiano que assassinou uma equipe inteira que estava trabalhando na reconstrução de um duto de gás no meio do deserto. Ao acreditarem que o atirador foi embora, eles se movimentam e terminam encurralados e feridos. Enquanto um deles fica desacordado, o outro se esconde atrás de um muro em pedaços. 

O diretor Doug Liman, especialista em filmes de ação como “A Identidade Bourne” e “No Limite do Amanhã”, comanda aqui um longa que vai além da ação e se torna um verdadeiro embate psicológico. As conversas via rádio entre os atiradores resulta em um debate sobre o absurdo da guerra. Até que ponto a disputa entre aqueles sujeitos no meio da nada pode mudar alguma coisa? O fio de história não deixa a trama se desenvolver além disso, mas mesmo assim a narrativa prende a atenção e ainda entrega uma pequena surpresa no final. 

Como informação, este é o primeiro longa produzido diretamente pela Amazon.

Campo Minado (Mine, EUA / Espanha / Itália, 2016) – Nota 6
Elenco – Fabio Guaglione & Fabio Resinaro
Elenco – Armie Hammer, Annabelle Wallis, Tom Cullen, Clint Dyer, Geoff Bell, Juliet Aubrey.

No deserto do Iraque, os soldados Mike (Armie Hammer) e Tommy (Tom Cullen) falham ao tentar assassinar um terrorista e são obrigados a fugir a pé. Atravessando o deserto a caminho de uma remota vila para serem resgatados, os soldados são surpreendidos em uma região repleta de minas terrestres. Tommy morre ao pisar em uma mina, enquanto Mike fica travado ao sentir que também pisou em outra. Sem ter como tirar o pé do local, Mike precisará ficar horas debaixo do sol e do frio noturno esperando o resgate. 

A parte inicial até o momento em que os soldados chegam no campo minado é interessante, incluindo uma razoável cena de ação. A partir daí, a narrativa se arrasta explorando os pensamentos de Mike através de flashbacks que mostram sua vida pessoal e seus traumas. As cenas em que aparece um nativo (Clint Dyer) rendem alguns diálogos que parecem filosofia de botequim. 

É um filme cansativo, que seria melhor se tivesse pelo menos uns vinte minutos a menos.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

A Amazon produzindo filme? Muito bom.
Quanto mais opções, melhor.

"Na mira do atirador" deve ser bom.
Sim, toda guerra tem um componente grande de estupidez.

Hugo disse...

Liliane - Na Mira do Atirador é um bom filme, apesar de explorar cenário único.