segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Armadilha & Thomas Crown - A Arte do Crime


Armadilha (Entrapment, EUA / Inglaterra / Alemanha, 1999) – Nota 6
Direção – Jon Amiel
Elenco – Sean Connery, Catherine Zeta Jones, Ving Rhames, Will Patton, Maury Chaykin, Kevin McNally.

Um famoso quadro é roubado e a empresa de seguros acredita que o crime tenha sido cometido por Robert MacDougal (Sean Connery), um ladrão especializado em obras de arte. Para tentar localizar o quadro e prender MacDougal, a seguradora envia a investigadora Virginia Baker (Catherine Zeta Jones), que a princípio utiliza sua beleza e inteligência para se aproximar do ladrão. Os dois se tornam parceiros, mas cada um esconde suas reais intenções.

O roteiro se mostra até aceitável durante dois terços do filme, enquanto a dupla principal planeja o grande golpe. Na parte final, o longa foi por água abaixo. A sequência de ação no alto do edifício na Malásia é absurda, finalizando com um reviravolta prá lá de forçada.

Outro ponto que não funciona é o romance entre Sean Connery e Catherine Zeta Jones. Não existe química alguma, resultando em cenas de romance quase constrangedoras. Este foi um dos últimos trabalhos de Connery no cinema. Ele trabalharia ainda no interessante “Encontrando Forrester” e no fraco “A Liga Extraordinária”, filme que marcou sua despedida das telas.  

Thomas Crown – A Arte do Crime (TheThomas Crown Affair, EUA, 1999) – Nota 7
Direção – John McTiernan
Elenco – Pierce Brosnan, Rene Russo, Denis Leary, Frankie Faison, Ben Gazzara, Fritz Weaver, Charles Keating, Marc Margolis, Faye Dunaway.

Thomas Crown (Pierce Brosnan) é um empresário milionário que tem como hobby roubar valiosas obras de arte. Quando ele rouba um Monet no museu de Nova York, a investigadora de seguros Catherine Banning (Rene Russo) é contratada para recuperar a obra. Aos poucos, a bela Catherine se deixa seduzir pelo charme de Crown, ficando dividida entre o trabalho e uma possível nova vida. Em paralelo, um amargurado policial (Denis Leary) também investiga o caso. 

Este longa é uma refilmagem do clássico dos anos sessenta “Crown – O Magnífico” dirigido por Norman Jewison e protagonizado por Steve McQueen e Faye Dunaway. Com curiosidade, neste remake a atriz Faye Dunaway interpreta a psicóloga que atende o protagonista vivido por Pierce Brosnan. Não assisti ao original para comparar, mas mesmo assim gostei desta versão. O então 007 Pierce Brosnan estava no auge da carreira e se mostrava perfeito no papel do requintado ladrão, enquanto a ex-modelo Rene Russo desfilava sua beleza. 

Finalizando, este foi um trabalho diferente na carreira de John McTiernan, especialista em filmes de ação como “Duro de Matar” e “O Predador”.

4 comentários:

Marcelo Keiser disse...

Adorei esse "Thomas Crown - A Arte do Crime" em vários aspectos. Já o outro, o "Armadilha" só vale pela presença do elenco principal, de resto deixa muito a desejar.

abraço

Pedrita disse...

eu gosto muito de thomas crown. vivo revendo trechos. beijos, pedrita

Liliane de Paula disse...

Só vi "Thomas Crown - A arte do crime".
Gostei quando assisti.

E vc gosto de "Laços de família"?
Sim, é dramalhão mas as atuações são boas.
As cenas mostrando meu Estados Unidos querida, são lindas. Concorda?

Hugo disse...

Marcelo e Pedrita - Isso mesmo, "Thomas Crown" tem um história muito melhor trabalhada.

Liliane - Eu assisti "Laços de Ternura" faz bastante tempo e gostei. O fiz fez bastante quando foi lançado.

Abraço