segunda-feira, 16 de outubro de 2017

5 Dias de Guerra

5 Dias de Guerra (5 Days of War, Geórgia / EUA, 2011) – Nota 6,5
Direção – Renny Harlin
Elenco – Rupert Friend, Emmanuelle Chriqui, Richard Coyle, Val Kilmer, Johnathon Schaech, Andy Garcia, Rade Sherbedgia, Heather Graham, Mikko Nousiainen, Antje Traue, Kenneth Cranham, Dean Cain.

Iraque, 2007. Um carro com quatro jornalistas é atacado por rebeldes, causando a morte de dois deles. 

Um ano depois, os dois sobreviventes do ataque, Thomas Anders (Rupert Friend) e Sebastian Ganz (Richard Coyle), seguem para a Geórgia com o objetivo de cobrir a invasão do exército russo ao país. 

Mesmo sabendo do perigo que enfrentarão, a dupla viaja para o interior do país. Não demora para os jornalistas ficarem sitiados no meio do conflito. 

O ponto forte da carreira do diretor finlandês Renny Harlin sempre foram as cenas de ação. Longas como “Duro de Matar 2” e “Risco de Total” são os grandes exemplos. Por outro lado, história e personagens muitas vezes deixam a desejar. 

Neste até interessante trabalho sobre o conflito real que ocorreu entre Rússia e Geórgia, Harlin novamente acerta nas competentes cenas de ação e falha no desenvolvimento da história. O roteiro não deixa claro os motivos do conflito e nem se aprofunda na terrível questão da chamada “limpeza étnica”. O romance que surge no meio da história e as concessões cinematográficas na parte final também tiram pontos do filme. 

O resultado é um longa que prende a atenção, mas que ao mesmo tempo se mostra uma aventura de guerra genérica

4 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Ainda não vi esse, mas o diretor Renny Harlin se perdeu depois dos êxitos de "Duro de Matar 2" e "Risco Total".

Dias desses me peguei assistindo, na casa da minha tia via Netfix, o terrível "Do Fundo do Mar". Ruim, mas divertido, diga-se.

Abraço.

Hugo disse...

Rodrigo - Isso mesmo, carreira de Harlin caiu bastante. Seus trabalhos hoje são divertidos como ação e fracos analisando como cinema.

Abraço

Liliane de Paula disse...

Não me interessei.
Mas e Val Kilmer e Andy Garcia?

Hugo disse...

Liliane - Eles estão em papéis pequenos. Val Kilmer faz um jornalista e Andy Garcia interpreta o presidente da Geórgia.