sábado, 9 de setembro de 2017

Zanahoria

Zanahoria (Zanahoria, Uruguai / Argentina, 2014) – Nota 7
Direção – Enrique Buchichio
Elenco – César Troncoso, Abel Tripaldi, Martin Rodriguez, Néstor Guzzini, Victoria Césperes.

Duas semanas antes das eleições para presidente do Uruguai em 2004, o jornalista Alfredo (Abel Tripaldi) recebe um telefonema de um sujeito que diz ser ex-militar e que gostaria de encontrá-lo para entregar alguns documentos. 

Cauteloso em encontrar o desconhecido em um bairro da periferia de Montevidéu, Alfredo pede para o jovem jornalista de cultura Jorge (Martin Rodriguez) acompanhá-lo na missão. 

Em um local ermo, eles encontram Walter (César Troncoso). O homem alega ter documentos que comprovam a participação de dezenas de militares em crimes durante a ditadura uruguaia, além de citar os locais onde muitos presos políticos estariam enterrados. 

Desconfiados por não terem certeza se o homem fala a verdade, mas ao mesmo tempo acreditando que podem ter o furo da década em mãos, Alfredo e Jorge iniciam uma intrincada negociação para conseguir os documentos. 

Este interessantíssimo longa uruguaio que mexe no vespeiro que foi a ditadura no país nos anos setenta e oitenta é baseado em fatos reais. 

Além da história que é marcante por si só, o filme prende a atenção do espectador através da crescente tensão da narrativa, da paranoia que envolve os três personagens principais e da dúvida sobre as intenções do delator que segue até a parte final. 

É um filme indicado para o cinéfilo interessado em tramas políticas investigativas.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Não gosto.
Aliás, nada que fala mal de períodos militares, raramente me interessa.
Sempre se mostra um só lado da briga.

Hugo disse...

Liliane - Na vida real, também acho que devem ser levados em conta os dois lados. No Uruguai, a ditadura foi realmente bastante opressora, muito pior que no Brasil. O filme não toma um lado, ele apenas se baseia numa história real bastante interessante.