quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Suburra

Suburra (Suburra, Itália / França, 2015) – Nota 8,5
Direção – Stefano Sollima
Elenco – Pierfrancesco Favino, Claudio Amendola, Elio Germano, Alessandro Borghi, Greta Scarano, Giulia Gorietti, Jean Hugues Anglade, Adamo Dionisi.

Em Roma, após uma noite de sexo e drogas, o deputado Malgradi (Pierfrancesco Favino) e a prostituta Sabrina (Giulia Gorietti) se desesperam quando outra prostituta que é menor de idade passa mal e morre no quarto do hotel. 

Sabrina chama um amigo para se livrar do corpo, enquanto Malgradi volta para casa acreditando que o problema está encerrado. A morte da jovem é o fato que desencadeia uma complexa trama que envolve vários personagens, um rastro de corrupção para aprovação de uma lei e uma guerra entre duas quadrilhas. 

O diretor Stefano Sollima entrega um ótimo filme de gângster que explora traição, vingança, sexo, drogas, prostituição, violência e corrupção. Todos estes itens clássicos do gênero estão inseridos no roteiro que amarra pelo menos três histórias paralelas que convergem para o Dia do Apocalipse. No início do filme, é citada uma contagem de dias para a chegada do apocalipse. 

O único ponto que poderia ter sido melhor explorado é a questão da participação religiosa na corrupção. O cardeal corrupto vivido por Jean Hugues Anglade e a decisão do Papa são situações que ficam à margem da trama, sem uma grande explicação. 

Mesmo assim, o resultado é sensacional longa que lembra os trabalhos de Martin Scorsese. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Filme novo (2016), com um enredo desesperador para o político amoral.
Não conheço os atores.

Hugo disse...

Liliane - É uma história atual. Ótimo filme para quem gosta do gênero.