sábado, 2 de setembro de 2017

Depois da Tempestade

Depois da Tempestade (Umi Yori Mo Mada Fukaku, Japão, 2016) – Nota 8
Direção – Hirokazu Koreeda
Elenco – Hiroshi Abe, Kirin Kiki, Yoko Maki, Taiyô Yoshizawa, Satomi Kobayashi.

Ryota (Hiroshi Abe) é um escritor que foi premiado ainda jovem com seu primeiro livro, mas que se perdeu nos anos seguintes. Sem conseguir um novo sucesso e viciado em apostas, Ryota sobrevive trabalhando numa agência de detetives particulares. 

Ele também foi abandonado pela esposa (Yoko Maki) e sofre por ver o filho (Taiyô Yoshizawa) apenas uma vez por mês. Sem dinheiro, ele visita o pequeno apartamento da velha mãe (Kirin Kiki) para tentar pegar alguma coisa de valor que o pai que faleceu recentemente possa ter deixado. 

Este sensível e realista drama japonês explora as frustrações da vida adulta. Os personagens principais sofrem por terem uma vida bem diferente do que sonharam. Ryota era considerado um prodígio e queria ser diferente do pai, mas nem mesmo conseguiu manter a família. 

Sua mãe demonstra indiferença pela morte do marido, soltando frases irônicas sobre o relacionamento, mostrando tristeza por não ter conseguido mudar para uma casa melhor e também por ver o filho com o casamento destruído. 

Não esperem grandes conflitos ou personagens com sangue quente, aqui os sentimentos são retratados de forma sutil e até como melancolia em alguns momentos. 

É um belo drama sobre os percalços da vida. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Anotei.
Acho que tem uma história interessante.
História possível.
Agora com aquele site que vc indicou devo encontrar tudo.
Mas não sou fã do cinema japonês.
Acho que eles falam grosseiramente e isso me incomoda.

Hugo disse...

Liliane - Neste filme as atuações são menos teatrais do que o normal do cinema japonês.