sábado, 12 de agosto de 2017

The Fall

The Fall (The Fall, Inglaterra, 2013 a 2016)
Direção – Allan Cubitt
Elenco – Gillian Anderson, Jamie Dornan, John Lynch, Aisling Franciosi, Niamh McGrady, Bronagh Waugh, Stuart Graham, Colin Morgan, Archie Panjabi.

Em Belfast na Irlanda do Norte, duas mulheres na casa dos trinta anos são encontradas mortas por estrangulamento. A polícia inglesa envia a investigadora Stella Gibson (Gillian Anderson, a Dana Scully de “Arquivo X”) para cuidar do caso. As poucas pistas levam a acreditar que os crimes sejam obra de um meticuloso serial killer. 

Em paralelo, o roteiro detalha a vida e as obsessões do assassino. Paul Spector (Jamie Dornan) é casado, pai de um casal de filhos pequenos e trabalha como uma espécie de assistente social aconselhando pessoas. A investigação e alguns novos crimes resultam num verdadeiro jogo de gato e rato entre polícia e assassino. 

Esta competente série policial tem dezessete episódios de uma hora cada, divididos em três temporadas. O roteiro acerta em não esconder a identidade do assassino e principalmente por explorar sua obsessão em detalhes, assim como desenvolve também de forma correta a protagonista vivida por Gillian Anderson. Assim como o assassino, ela também é detalhista e obcecada em resolver o caso. Em várias sequências suas emoções vem à tona, deixando de lado a frieza que demonstra para os homens a sua volta. 

O desenvolvimento dos coadjuvantes também é competente, com destaque para o chefe de polícia (John Lynch), para a esposa do assassino (Bronagh Waugh) e para a adolescente rebelde que se apaixona pelo psicopata (Aisling Franciosi). Todos terão suas vidas marcadas para sempre em consequência dos crimes. 

A grande falha da série é a duração de uma hora para cada episódio. Muitas sequências como interrogatórios, depoimentos e discussões são longas, passando a impressão de que o roteiro precisava se estender para preencher o tempo programado. Isso termina cansando um pouco. 

Destaque também para o tenso e ao mesmo tempo melancólico episódio final.

Nenhum comentário: