terça-feira, 1 de agosto de 2017

Terra Tranquila

Terra Tranquila (The Quiet Earth, Nova Zelândia, 1985) – Nota 6
Direção – Geoff Murphy
Elenco – Bruno Lawrence, Alison Routledge, Pete Smith, Anzac Wallace.

Ao acordar em um dia qualquer, o cientista Zac Hobson (Bruno Lawrence) descobre que está sozinho no mundo. Ele segue até seu local de trabalho, um observatório onde era desenvolvido um projeto secreto. 

Sem saber se o projeto foi a causa da catástrofe e o porquê dele estar vivo, Zac decide aproveitar o mundo como se fosse seu parque de diversões particular. Após encontrar uma sobrevivente (Alison Routledge) e outro sujeito também vivo (Pete Smith), Zac começa a questionar se vale a pena viver no mundo que restou. 

Tratado como cult por muitos cinéfilos, este longa neozelandês explora a premissa dos clássicos B “Mortos Que Matam” e “A Última Esperança da Terra”, incluindo questionamentos filósoficos, principalmente colocando na mesa a discussão sobre a necessidade do homem em se relacionar com outras pessoas. 

Infelizmente o filme é cansativo. A primeira parte enquanto o personagem visita o observatório é interessante e cria até um certo suspense. O filme se torna bizarro quando o protagonista começa a explorar a cidade e se perde totalmente na parte final quando o roteiro se volta para a loucura. 

A obra abriu as portas de Hollywood para o diretor Geoff Murphy, que teria sucesso apenas em seu primeiro trabalho americano, o western “Jovem Demais Para Morrer”. 

No final, fica claro que a fama de cult é maior do que a qualidade do longa.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Para mim seria cansativo.

Ainda estou correndo atrás do "Corra" com Catherine Keener

Hugo disse...

Liliane - É realmente um filme cansativo.