quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Jolene & À Procura de Mr. Goodbar


Jolene (Jolene, EUA, 2008) – Nota 7,5
Direção – Dan Ireland
Elenco – Jessica Chastain, Dermot Mulroney, Frances Fisher, Theresa Russell, Rupert Friend, Zeb Newman, Chazz Palminteri, Denise Richards, Michael Vartan.

Este longa é baseado num livro de E. L. Doctorow, que acompanha uma verdadeira saga de vida da protagonista Jolene vivida com brilhantismo e ousadia por uma então desconhecida Jessica Chastain, que estreava no cinema após alguns trabalhos na tv.

A trama detalha a vida da orfã Jolene dos quinze aos vinte e cinco anos, passando por quatro cidades, vários relacionamentos, crises e tragédias. Por mais que algumas passagens sejam um pouco exageradas, o longa prende atenção pela fluidez da narrativa e pelas mudanças da protagonista. As roupas e as atitudes mudam em cada segmento, como se a difícil vida de orfã tivesse feito com que a jovem fosse obrigada a se adaptar as novas situações.

Um ponto interessante são as contradições nas atitudes de Jolene. Ela varia entre o frescor adolescente, a ingenuidade em algumas situações, se transforma em manipuladora em outras e sabe muito bem usar sua sexualidade para conquistar o que deseja. Esta complexa personalidade é o que dá vida ao filme.

À Procura de Mr. Goodbar (Looking for Mr. Goodbar, EUA, 1977) – Nota 7,5
Direção – Richard Brooks
Elenco – Diane Keaton, Tuesday Weld, William Atherton, Richard Gere, Richard Kiley, Alan Feinstein, Tom Berenger, Priscilla Pointer, Julius Harris, LeVar Burton.    

Theresa (Diane Keaton) é uma jovem estudante de pedagogia que se envolve com seu professor. Ele se torna o primeiro homem de sua vida. Ao se formar e iniciar sua carreira como professora, Theresa é dispensada pelo amante que é casado. A partir daí, ela decide sair de casa para morar sozinha e aproveitar a liberdade curtindo bares noturnos e relações com desconhecidos. 

Com cenas ousadas de sexo e nudez para a época, este longa tem como ponto principal mostrar de forma crua como as mulheres estavam aproveitando a liberdade sexual nos anos setenta. A protagonista explora esta situação com coragem, desejo e até mesmo de forma ingênua. Ela entra em conflito com o pai moralista, é confidente da irmã que sempre escolhe homens errados e ela mesma enfrenta amantes abusivos e mentirosos. 

Mesmo com uma narrativa datada, algumas cenas noturnas repetitivas e um final que pode ser considerado um castigo, o longa é ousado e retrata um novo mundo que a geração anterior tinha dificuldades em aceitar. É acima de tudo um filme marcante, mesmo com seus defeitos.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Adoro Jessica Chastain.
Acho-a linda e boa atriz.
Quero vê esse filme.

A Procura de Mr Goodbar já vi e não lembro nada.
Só de que Richard Gere fazia esse filme.
Sua resenha, maravilhosa, dá vontade de correr atrás do filme.

Não esqueça de "Borboleta negra".
Quero vê se vc me faz entender.

Hugo disse...

Liliane - Acredito que você irá gostar de "Jolene". Vou assistir "Borboleta Negra", ainda não tive chance.

Amanda Aouad disse...

Não vi nenhum dos dois, mas parecem, no mínimo, curiosos.

bjs

Hugo disse...

Amanda - São filmes produzidos em épocas diferentes, mas com temáticas bem interessantes e ótimas protagonistas.

Bjos