sexta-feira, 7 de julho de 2017

Rebelião em Milagro

Rebelião em Milagro (The Milagro Beanfield War, EUA, 1988) – Nota 6
Direção – Robert Redford
Elenco – Ruben Blades, Sonia Braga, Christopher Walken, Chick Vennera, Carlos Riquelme, Daniel Stern, John Heard, Richard Bradford, Melanie Griffith, Julie Carmen, James Gammon, Jerry Hardin.

Na pequena cidade de Milagro no Novo México, a água pertence a uma empresa que planeja construir um clube de campo na região. Sem água, os pequenos fazendeiros são obrigados a vender suas terras. 

Um deles, Joe Mondagron (Chick Vennera), decide ficar e desvia a água para sua pequena plantação de feijão. A moradora Ruby Archuleta (Sonia Braga) explora a desobediência do fazendeiro para tentar unir a sofrida população contra a empresa. 

Este longa foi a segunda incursão do astro Robert Redford na direção. Ele foi muito elogiado em sua estreia no drama “Gente Como a Gente”. Aqui, Redford levou às telas a adaptação de um livro que focava na clássica disputa entre pobres e ricos. O viés do livro é claramente socialista ao mostrar “a força do povo sofrido” contra o progresso do capitalismo malvadão de um forma até ingênua. O que a história não explica é que o povo do local vive na miséria e luta para continuar vivendo na miséria, em momento algum existe movimento para mudar a própria vida para melhor. 

Deixando de lado a questão política, o filme deixa a desejar pela narrativa arrastada e a grande quantidade de personagens, alguns mal desenvolvidos e que pouco agregam a trama, como Melanie Griffith e Daniel Stern. O destaque fica para o desconhecido e hoje falecido Carlos Riquelme como o idoso que conversa com um amigo morto e que tem os melhores momentos do filme. Christopher Walken como o policial corrupto e Sonia Braga como a agitadora também estão competentes nos papéis. 

O final em que tudo ser acerta é outra escolha ingênua do roteiro. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Hugo, não me interessei por esse filme.
Acho que tinha nas Locadoras e achei que tinha Robert Redford no filme.

Esqueci de comentar o filme que vc mandou "Vida que segue", filme de 2002.
Gosto do atores(Jake Gyllenhaal, Dustin Hoffman, Susan Sarandon, Ellen Pompeo)mas a história não me encantou.
Achei o filme sem luz, sem cores.

Mesmo vc não dirigindo nessa cidade já se deparou com semáforo com problemas.
E já ligou para avisar?

Hugo disse...

Liliane - O filme é fraquinho mesmo.

Também achei "Vida Que Segue" apenas razoável.