domingo, 9 de julho de 2017

A Troca

A Troca (Changeling, EUA, 2008) – Nota 8
Direção – Clint Eastwood
Elenco – Angelina Jolie, John Malkovich, Jeffrey Donovan, Michael Kelly, Amy Ryan, Colm Feore, Denis O’Hare, Jason Butler Harner, Peter Gerety.

Los Angeles, 1929. Christine Collins (Angelica Jolie) é uma mãe solteira que trabalha como supervisora de telefonistas em uma empresa do ramo. 

Ao voltar para casa após um dia normal de trabalho, Christine fica desesperada ao não encontrar o filho pré-adolescente. A polícia é acionada, mas não consegue pista alguma sobre o paradeiro criança. 

Meses depois, uma criança é deixada em uma lanchonete na zona rural e a polícia o identifica como o filho de Christine. Precisando mostrar eficiência para o povo, a polícia decide entregar o garoto para a mãe na presença de jornalistas. Na hora, ela percebe que não é seu filho, mas pressionada pelo capitão Jones (Jeffrey Donovan), Christine aceita a criança sem imaginar que a decisão transformará sua vida em um inferno. 

Baseado numa absurda história real, este longa foi mais um belo trabalho na carreira de Clint Eastwood como diretor. O roteiro vai além da troca da criança, se aprofundando em outros temas. Temos a questão política em relação a polícia que era vista como violenta e corrupta, motivo pelo qual era quase impossível aceitarem corrigir o erro e se desculparem. 

Vemos ainda o tratamento desumano em um hospital psiquiátrico e por fim o sinistro caso que é descoberto por acaso por um policial honesto (Michael Kelly) e que se mostra ligado ao desaparecimento do garoto. 

Vale destacar a marcante interpretação de Angelina Jolie, que passa todo o desespero da mãe que perdeu o filho e o sempre competente John Malkovich como o pastor que tem importância enorme na trama. 

É um belo drama indicado para quem gosta do gênero e também dos trabalhos do grande Clint Eastwood.

6 comentários:

Pedrita disse...

é lindo esse filme. gosto de como a angelina jolie escolhe os seus trabalhos. surreal o roteiro e pior, baseado em uma história real. comentei aqui http://mataharie007.blogspot.com.br/2010/11/troca.html

Hugo disse...

Pedrita - É um filme triste e uma história absurda. Além de ser outro grande trabalho de Clint Eastwood como diretor.

Bjos

Liliane de Paula disse...

O filme é desesperador para quem é mãe, acho.
E a história é muito bem contada.
Nem gosto de Angelina Jolie mas ela está ótima nesse trabalho.

Hugo disse...

Liliane - Realmente aqui a interpretação de Angelina Jolie é muito boa.

Amanda Aouad disse...

Um ótimo filme mesmo, Clint Eastwood sabe bem dirigir dramas psicológicos desse nível e Angelina Jolie está ótima mesmo.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Tomara que Clint continue dirigindo filmes até os cem anos.

Bjos