quarta-feira, 7 de junho de 2017

Revolução em Dagenham

Revolução de Dagenham (Made in Dagenham, Inglaterra, 2010) – Nota 7,5
Direção – Nigel Cole
Elenco – Sally Hawkins, Bob Hoskins, Miranda Richardson, Daniel Mays, Geraldine James, Jaime Winstone, Andrea Riseborough.

Dagenham, Inglaterra, 1968. Entre as centenas de funcionários da fábrica da Ford na cidade, apenas 187 eram mulheres que trabalhavam no setor de costura dos bancos para os carros. Recebendo metade do salário dos homens e em condições de trabalho precárias, elas aguardavam resposta da empresa para suas reivindicações. 

O destino faz com que Rita O’Grady (Sally Hawkins), mulher casada e mãe de dois filhos, sem experiência alguma como sindicalista, se torne a líder destas trabalhadoras e comande uma greve que mudaria a forma como as empresas tratavam as mulheres no Reino Unido. 

Baseado em uma história real, este interessante longa foge do clichê atual da vitimização das mulheres e mostra como a força de grupo pode mudar uma situação para melhor, desde que seja comandado por pessoas honestas. 

O roteiro detalha como a protagonista agarrou a chance e mostrou coragem para enfrentar uma situação complicadíssima. O roteiro também é crítico ao mostrar as atitudes desonestas do sindicato e da empresa, que defendiam interesses próprios, deixando claro que o trabalhador comum era apenas um peão em meio a situação. 

Vale destacar mais uma ótima atuação da inglesa Sally Hawkins, que concorreu ao Oscar de Coadjuvante por “Blue Jasmine” e que ganhou vários prêmios pelo simpático “Simplesmente Feliz”. Com seu belo sorriso e seu jeito espontâneo de encarnar personagens comuns, Sally Hawkins é uma das minhas atrizes favoritas. 

3 comentários:

Cleber Eldridge disse...

Nossa, vi esse filme assim que lançou, não lembro de nada, preciso rever. De qualquer forma, Hawkins é sempre ótima.

http://21thcenturycinema.blogspot.com.br/

Liliane de Paula disse...

Eu vi esse filme e não faz muito tempo.
Gostei.
Miranda Ricardson Acho que é a única que conhecia.

Hugo disse...

Cleber - É um filme simpático que foca com leveza uma história de luta por direitos.

Liliane - Miranda Richardson, o falecido Bob Hoskins e Sally Hawkins são figuras bem conhecidas.