terça-feira, 13 de junho de 2017

Fique Comigo

Fique Comigo (Asphalte, França, 2015) – Nota 7
Direção – Samuel Benchetrit
Elenco – Isabelle Huppert, Michael Pitt, Gustave Kervern, Valeria Bruni Tedeschi, Jules Benchetrit, Tassadit Mandi.

Um velho edifício na periferia de Paris é o local de três histórias. A mais sensível foca num sujeito solitário (Gustave Kerven) que após um incidente se vê preso numa cadeira de rodas. Ele tenta retomar a vida ao conhecer por acaso uma insegura enfermeira (Valeria Bruni Tedeschi). 

Na segunda história, um jovem (Jules Benchetrit) cria um laço de amizade com sua nova vizinha (Isabelle Huppert), uma veterana atriz frustrada com a carreira. 

A terceira trama é surreal. Um astronauta americano (Michael Pitt) pousa com seu módulo espacial no topo do edifício. Sem saber onde está, ele pede abrigo a uma moradora de origem árabe (Tassadit Mandi). A simpática senhora acolhe o estranho como seu fosse um filho. 

O roteiro escrito pelo diretor Samuel Benchetrit foca em temas contemporâneos de uma forma inusitada. Nas três histórias, o aparente absurdo das situações esconde um enfoque sensível sobre a solidão, as frustrações da meia-idade e até as diferenças entre árabes e americanos. 

Não espere soluções profundas ou emoções fortes, a proposta é abordar estes temas em meio a vida de pessoas comuns, inclusive do astronauta. Por mais que seja uma profissão incomum, o diálogo entre ele e a senhora árabe em frente a tv ao assistir uma novela é de uma simplicidade sensacional.   

5 comentários:

Marcelo Keiser disse...

Muito bom esse filme. Simples e funcional. Eu daria até uma nota maior.

abraço

Marília Tasso disse...

Melancólico e sensível, a parte da senhora árabe é a das mais bonitas.

Hugo disse...

Marcelo - O filme é um olhar diferente sobre temas atuais.

Marília - Filme sensível e triste.

Abraço

Liliane de Paula disse...

Já anotei para vê se encontro.
Já vi que as histórias podem ser possíveis.
Ou melhor, são possíveis.

Hugo disse...

Liliane - São histórias estranhas, mas com personagens comuns.