quarta-feira, 31 de maio de 2017

Rebecca, a Mulher Inesquecível

Rebecca, A Mulher Inesquecível (Rebecca, EUA, 1940) – Nota 7
Direção – Alfred Hitchcock
Elenco – Laurence Olivier, Joan Fontaine, George Sanders, Judith Anderson, Nigel Bruce, Reginald Denny, C. Aubrey Smith, Gladys Cooper, Florence Bates.

Em Monte Carlo, o viúvo inglês Max de Winter (Laurence Olivier) conhece e rapidamente pede em casamento uma jovem de origem humilde (Joan Fontaine) que trabalha como dama de companhia para uma senhora arrogante.

O casal segue para a mansão de Max na Inglaterra, situada em uma enorme propriedade. A aparente vida de sonhos que a nova Sra Winter imagina se transforma as poucos em uma dura realidade. 

A sinistra governanta da mansão (Judith Anderson) se mostra incomodada com a situação e a todo momento as pessoas lembram de Rebecca, a antiga esposa de Max que faleceu em um acidente de barco. O próprio Max perde o controle cada vez que citam a esposa morta. 

Apesar de ter sido o único trabalho de Hitchcock vencedor do Oscar de Melhor Filme e ter uma legião de fãs, não colocaria este longa entre os melhores do diretor. A trama que inclui romance, drama e suspense é interessante, o problema é que algumas sequências exageram na dramaticidade dos diálogos e nas reações do casal principal. Como exemplo, a governanta vivida por Judith Anderson parece uma personagem de filme de terror. Estas sequências dramáticas e a duração de duas horas e dez minutos deixam o filme um pouco cansativo. 

6 comentários:

Pedrita disse...

eu amo esse filme e esse livro. clássico dos clássicos. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Considero um bom filme, mas não colocaria entre os melhores de Hitchcock.

Bjos

Liliane de Paula disse...

Tenho esse livro que é maravilhoso.
Mamãe falava tanto dele (tinha lido) que comprei em Banca de revista.
O filme não lembro se vi.
Mas o livro é excelente.

Vou vê se tem no Oldflix.
Na verdade nunca encontro o que quero no Oldflix.

Hugo disse...

Liliane - O Oldflix não tem muita coisa. No Youtube você encontra muitos filmes antigos.

Rodrigo Mendes disse...

Bem, eu sou suspeito para falar de Hitchcock, mas Rebecca é uma obra de arte, sem mais. Embora não seja a obra-prima do cineasta em sua estreia em Hollywood, mas é sim, um grande filme. E pensar que ele iria dirigir Titanic...

Abraço!

Hugo disse...

Rodrigo - Gostei do filme, mas ainda prefiro outras obras do diretor.

Abraço