terça-feira, 4 de abril de 2017

Straight Outta Compton

Straight Outta Compton: A História do N.W.A. (Straight Outta Compton, EUA, 2015) – Nota 8
Direção – F. Gary Gray
Elenco – O’Shea Jackson Jr, Corey Hawkins, Jason Mitchell, Paul Giamatti, Neil Brown Jr, Aldis Hodge, Carra Patterson, Alexandra Shipp.

Em 1986, no violento bairro de Compton em Los Angeles, o jovem Dr Dre (Corey Hawkins) sonha em fazer carreira como DJ. Sem dinheiro, ele decide propor ao traficante Eazy-E (Jason Mitchell) para financiar um selo musical voltado para o Rap. Mesmo sem experiência, Eazy-E gosta de ideia, que o tiraria também da carreira de traficante. 

Os dois se unem a Ice Cube (O’Shea Jackson Jr), que fica responsável pelas letras das músicas ao lado de MC Ren (Aldis Hodge). O quinto elemento do grupo é o DJ Yella (Neill Brown Jr). O grupo fica famoso em Compton por causa das letras cheias de palavrões que falam sobre drogas, sexo, violência e polícia. Vendo a chance de lucrar, o empresário Jerry Heller (Paul Giamatti) se torna responsável pelo grupo, que se transforma em sucesso no país inteiro. 

Com mais de duras horas e meia de duração, o diretor F. Gary Gray detalha a carreira da banda N.W.A. e a vida de seus integrantes por quase uma década. Hoje, o chamado “Gangsta Rap” é comum, porém lá nos anos oitenta as músicas eram consideradas ofensivas e a banda chegou a ser perseguida pela polícia e até pelo FBI. Por outro lado, mesmo que as letras falassem verdades sobre o dia a dia na periferia de Los Angeles, os integrantes da banda também beiravam a marginalidade. 

O roteiro mostra a ascensão da banda através de várias cenas de shows e gravações, das festas exageradas regadas a bebidas, drogas e mulheres, além das complicadas relações entre eles mesmos e com seu empresário vivido por Paul Giamatti. 

O elenco recheado de jovens desconhecidos dá conta do recado, inclusive nas apresentações e nas músicas. Vale citar que o jovem O’Shea Jackson interpreta seu pai Ice Cube, que hoje é ator famoso, cantor e produtor musical. A semelhança entre pai e filho é enorme. 

É um filme que agradará mais quem gosta de Rap ou tem curiosidade em saber mais sobre um grupo que marcou época e abriu caminho para um sem números de cantores como Tupac, 50 Cent e Snoopy Dogg.

4 comentários:

Dri Andrade disse...

Sou viciada em filmes, os que eu gosto mesmo são os de suspense, mas gosto de conhecer outros tipos. Esse parece ter uma historia que prende.
Gostei do blog,
abraços

Hugo disse...

Dri - Este filme é um drama biográfico sobre uma banda de rap.

Valeu pela visita, volte sempre.

Abraço

Liliane de Paula disse...

Eu gosto de Ice Cube.
Nem sabia que ele tinha filho ator.
E que tem o mesmo nome dele.

Hugo disse...

Liliane - Foi a primeira vez que assisti filme com filho de Ice Cube.