quarta-feira, 5 de abril de 2017

Paterson

Paterson (Paterson, EUA, 2016) – Nota 7
Direção – Jim Jarmusch
Elenco – Adam Driver, Golshifteh Farahani, Barry Shabaka Henley, William Jackson Harper, Rizwan Manji, Chaster Harmon, Cliff Smith “Method Man”, Kara Hayward, Jared Gilman, Masatoshi Nagase.

Paterson (Adam Driver) trabalha como motorista de ônibus na cidade de Paterson em New Jersey. Ele vive uma rotina aparentemente monótona. Acorda ao lado da esposa Laura (Golshifteh Farahani), segue para o trabalho, volta no final da tarde para jantar com a esposa e por fim passeia com o cachorro e dá uma parada no bar de um amigo. Nos intervalos do dia, Paterson escreve poesias em um pequeno caderno. 

O cinema do diretor Jim Jarmusch não pretende atingir grandes bilheterias ou sucesso, seus filmes retratam a vida com simplicidade, sempre através de personagens que fogem do lugar comum. Em um filme “normal”, o protagonista vivido por Adam Driver com certeza destilaria melancolia e carregaria traumas, porém na visão de Jarmusch, a rotina e a vida simples podem ser uma escolha e não uma consequência. 

O roteiro também foca no amor entre o protagonista e a esposa. Paterson é um sujeito tranquilo, que mesmo quando percebe que a impulsiva esposa tomou uma atitude estranha como pintar as paredes, comprar um violão ou fazer uma torta maluca, aceita a situação e a trata com um nível de compreensão incomum. 

Um dos objetivos do roteiro de Jarmusch é mostrar que ao entendermos as atitudes de quem está ao nosso lado, fazemos com que nossa vida seja mais simples e com menos conflitos. 

Vale destacar também alguns pequenos detalhes. Vemos uma foto do protagonista com uniforme militar, mas em momento algum é citado o fato. A participação do cachorro Marvin, que na verdade era uma fêmea chamada Nellie, é outro ponto importante da trama. 

Entre os coadjuvantes que passam pela tela, vale citar os adolescentes Kara Hayward e Jared Gilman, que ainda crianças foram protagonistas do ótimo “Moonrise Kingdom" e que aqui tem um divertido diálogo sobre anarquismo durante uma viagem de ônibus.

6 comentários:

Pamela Sensato disse...

Pelo resumo deve ser muito bonito o filme.
Gostei da dica Hugo!

Feliz quinta!

Beijinhosss ♥
Blog Resenhas da Pâm

Hugo disse...

Pâm - É um filme simpático, com personagens próximos da vida real.

Bjos

Liliane de Paula disse...

Puxa, como gostei de sua resenha.
Já imagino um americano normal tendo essa vida.
Anotei.
O problema agora é encontrar.
Não conheço os atores.

Hugo disse...

Liliane - É um filme novo, talvez tenha no Netflix.

Marília Tasso disse...

Me encantei pelo filme, a maneira como a poesia é inserida e a relação do personagem com a cidade é simplesmente fascinante, parece monótono mas os detalhes nos chama a atenção, Jim Jarmusch me conquistou de vez com "Amantes Eternos" e agora com "Paterson" passei a admirá-lo mais ainda. Retirar delicadeza de momentos cotidianos é algo que exige extrema sensibilidade. Abraços!

Hugo disse...

Marília - A simplicidade é um dos pontos principais dos filmes Jarmusch. Se você ainda viu, procure filmes antigos do diretor como "Trem Mistério" e "Uma Noite Sobre a Terra".

Abraço