sábado, 8 de abril de 2017

O Último Sacramento

O Último Sacramento (The Sacrament, EUA, 2013) – Nota 6,5
Direção – Ti West
Elenco – Joe Swanberg, AJ Bowen, Kentucker Audley, Gene Jones, Amy Seimetz.

Patrick (Kentucker Audley) recebe uma carta de sua irmã (Amy Seimetz) o convidando a visitar uma comunidade isolada onde ela vive após abandonar Nova York. 

Como Patrick trabalha em uma empresa especializada em reportagens que fogem do lugar comum, ele aceita o convite e viaja para o local ao lado dois amigos de trabalho. O repórter Sam (AJ Bowen) e o cinegrafista Jake (Joe Swanberg) completam a equipe. 

Chegando ao local, eles encontram uma pequena cidade no meio da floresta onde as pessoas aparentam estar felizes. A comunidade é comandada por uma figura carismática conhecida como Pai (Gene Jones). Não demora para os jornalistas perceberem que existe algo de errado naquele local. 

Explorando o estilo dos falsos documentários, com grande parte das cenas sendo filmadas com câmeras manuais, este longa é uma versão de “O Massacre do Jonestown”, tragédia ocorrida numa comunidada liderada pelo maluco Jim Jones na Guiana em 1978. 

Provavelmente por eu ter assistido ao documentário sobre o massacre original, este longa me passou a impressão de uma cópia pálida da história. A trama foi adaptada para os dias atuais, porém várias situações mostradas aqui são semelhantes ao que ocorreu na história real. 

Para quem não viu o documentário ou não conhece a história, com certeza irá se assustar com a tragédia da parte final, situação quase inacreditável de tão absurda.  

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Lembro de ter lido sobre esse massacre de Jim Jones.
Difícil acreditar que exista tanta, mais tanta
gente gente idiota num só lugar.

Vi bons 2 bons filmes e depois comento.
O "Uma história real" é muito interessante.

Hugo disse...

Liliane - A história real é uma tragédia bizarra. O documentário é quase inacreditável.

"Uma História Real" é um bom filme, fico feliz em saber que gostou.