domingo, 16 de abril de 2017

O Segundo Rosto

O Segundo Rosto (Seconds, EUA, 1966) – Nota 7
Direção – John Frankenheimer
Elenco – Rock Hudson, John Randolph, Richard Stanley, Murray Hamilton, Jeff Corey, Will Geer, Salome Jens.

Arthur Hamilton (John Randolph) é um banqueiro de meia-idade, frustrado com a vida monótona do subúrbio e com um casamento sem paixão. Ao receber um telefonema de um amigo que ele acreditava estar morto e um convite para conhecer um local secreto, Arthur descobre uma empresa especializada em criar novas identidades. 

A empresa tem uma extensa rede de colaboradores para forjar a morte de uma pessoa e fazê-la renascer com outro rosto após uma cirurgia plástica. Após o procedimento, Arthur se transforma no pintor de sucesso Tony Wilson (Rock Hudson) e inicia uma vida totalmente nova, porém não demora para suas angústias existenciais voltarem à tona. 

Este interessante drama pode ser considerado o fechamento de um trilogia sobre a paranoia dirigida pelo grande John Frankenheimer. Os ótimos “Sob o Domínio do Mal” de 1962 e “Sete Dias em Maio” de 1964 exploravam a paranoia política, com o medo de uma terceira guerra mundial. Neste terceiro longa, o roteiro do também diretor Lewis John Carlino foca no medo e na contradição do ser humano em relação as mudanças. 

Ao mesmo tempo em que sofre quando percebe que está acomodada na vida, a pessoa também morre de medo das mudanças e muitas vezes após o primeiro obstáculo, faz de tudo para voltar a sua zona de conforto. O filme mostra esta contradição de forma extrema e explorando a ficção, lembrando em parte obras posteriores como “O Show do Truman”. 

Vale destacar o então astro Rock Hudson também deixando de lado sua zona de conforto nas comédias para enfrentar um papel que exigia muito mais. 

Apesar de muitos críticos elogiarem o longa, o estilo cansa um pouco. Alguns diálogos são quase filosóficos, ao estilo dos anos sessenta, assim como a fotografia em preto e branco e os inusitados ângulos de câmera. 

É um filme diferente, daqueles que deixam o espectador pensando após a sessão.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Há pouco assisti um filme que vc também comentou sobre um homem que usa uma identidade de um jogador de golfe.
Mas não tinha cirurgia plástica.
Não sei o nome do filme nem o Diretor.

Estou vendo a serie Netflix The Affair.

Hugo disse...

Liliane, não estou lembrando que filme é este. Se você tiver mais algum detalhe.