domingo, 2 de abril de 2017

Cidade Nua & Império do Crime


Cidade Nua (Naked City, EUA, 1948) – Nota 7,5
Direção – Jules Dassin
Elenco – Barry Fitzgerald, Howard Duff, Dorothy Hart, Don Taylor, Frank Conroy, Ted de Corsia.

Em Nova York, dois sujeitos assassinam uma jovem modelo dentro do seu apartamento. Na mesma madrugada, um dos assassinos mata seu comparsa e joga o corpo no rio. O tenente Muldoon (Barry Fitzgerald) e o detetive Halloran (Don Taylor) são encarregados das investigações. Ele chegam até um sujeito chamado Frank Niles (Howard Duff), que tem ligação com a jovem vítima e que tenta esconder algo através de algumas mentiras. É o início de uma intrincada trama. 

Por mais que o filme tenha envelhecido em alguns aspectos, como as interpretações de alguns personagens, ainda hoje o complexo roteiro, a narrativa e a forma como o diretor Jules Dassin explora a cidade de Nova York são pontos positivos. 

Utilizando um narrador que transforma a cidade quase como em um personagem e com muitas sequências nas ruas, o longa lembra o cinema verdade, como se fosse um embrião dos filmes policiais dos anos setenta. 

Vale citar que dois anos depois, Dassin faria outra grande filme policial rodado em Londres, o clássico “Sombras do Mal” com Richard Widmark.

Império do Crime (The Big Combo, EUA, 1955) – Nota 7
Direção – Joseph H. Lewis
Elenco – Cornel Wilde, Richard Conte, Brian Donlevy, Jean Wallace, Robert Middleton, Lee Van Cleef, Earl Holliman, Helen Walker.

O policial Diamond (Cornel Wilde) é pressionado por seu superior (Robert Middleton) para abandonar a investigação contra o chefão do crime Mr. Brown (Richard Conte) por ter gasto muito dinheiro e não ter conseguido prova alguma contra o criminoso. Obcecado e interessado na bela Susan (Jean Wallace), que é namorada de Mr. Brown, Diamond transforma a caçada em um caso pessoal. 

Muitos críticos consideram este noir uma obra-prima. Confesso que fiquei um pouco decepcionado ao assistir. Por mais que o roteiro seja bem elaborado, até com uma surpresa na parte final, o resultado é basicamente um drama policial B, que explora com competência as cenas noturnas e personagens marginais. 

O protagonista Cornel Wilde teve algum destaque nos anos cinquenta, mas sempre foi visto como um canastrão. O melhor do elenco é o vilão interpretado pelo esquecido Richard Conte, personagem arrogante que se considera intocável. Vale citar ainda as participações de Lee Van Cleef e Earl Holliman, atores que ficariam famosos anos depois e que aqui interpretam capangas do vilão.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Ontem, fui atualizar a lista de filmes e séries para assistir e me assustei.
Está enorme.
A culpa é sua, viu?
Esse não quero anotar.

Ontem, tentei vê "Não Amarás"e não consegui porque está sem legendas.
Tentei colocar legendas em inglês ou italiano mesmo que não fosse entender muito, sem resultado.
Então esse filme está perdido, acho.

E ontem, vi 2 episódios da série Big little lies.

Hugo disse...

Liliane, eu também leio sobre filmes pela net, anota e quando vejo estou com uma lista enorme.

Desculpe sobre o filme sem legendas, faz tempo que assisti que nem lembrava desse problema.

Até dá para extrair do filme do DVD para o computador, mas é necessário baixar algum programa.