segunda-feira, 24 de abril de 2017

Abril Despedaçado & Árido Movie




Abril Despedaçado (Brasil, 2001) – Nota 7 
Direção – Walter Salles
Elenco – José Dumont, Rodrigo Santoro, Ravi Ramos Lacerda, Rita Assemany, Flávia Marco Antonio, Luiz Carlos Vasconcelos, Othon Bastos. 

Sertão nordestino, 1910. Um jovem é assassinado. Seu pai (José Dumont) exige que seu filho mais velho Tonho (Rodrigo Santoro) vingue a família matando o assassino. Tonho fica dividido entre o “dever” de manter a honra da família conforme a primitiva tradição da região e assim decretar também sua morte ou enfrentar seu pai para quebrar o círculo de violência. Seu irmão mais novo Pacu (Ravi Ramos Lacerda) tenta apoiar o irmão contra o próprio pai.& 

Adaptado de um livro do escritor albanês Ismail Kadaré e roteirizado pelo cineasta Karim Ainouz, este longa foca em uma época e um local onde a lei formal praticamente não existia, o que valia era o chamado “olho por olho, dente por dente”. 

Junte-se a isso a pobreza, a ignorância e a falta de perspectivas de uma vida melhor, restando apenas a honra na base da violência do mais forte. 

Apesar de ser muito elogiado pela crítica, o filme é lento, contemplativo e cansativo. A grande força está na história crua e nas interpretações, inclusive do garoto Ravi Ramos Lacerda, que faria poucos trabalhos antes de abandonar a carreira.  

Árido Movie (Brasil, 2005) – Nota 6,5  
Direção – Lírio Ferreira 
Elenco – Guilherme Weber, Giulia Gam, Selton Melo, José Dumont, Gustavo Falcão, Mariana Lima, Luiz Carlos Vasconcelos, Aramis Trindade, Matheus Nachtergaele, Suyane Moreira, Renata Sorrah, Paulo César Peréio. 

Jonas (Guilherme Weber) é um jornalista que apresenta a previsão do tempo em um canal de tv do sudeste. Quando seu pai (Paulo César Peréio) é assassinado no interior do Pernambuco, Jonas decide ir ao enterro, mesmo praticamente não tendo conhecido o homem. Ao chegar na pequena cidade e conhecer uma parte de sua família que ele nunca tinha visto, Jonas se assusta ao ser pressionado para vingar a morte do pai. 

Explorando o tema da vingança antigamente comum ao sertão nordestino e inserindo no roteiro diversas situações também tipicamente nordestinas, o diretor Lírio Ferreira intercala drama, crítica social e até comédia. Esta mistura resulta num longa irregular, incluindo os vários coadjuvantes que passam pelo tela, vários deles esteriótipos. 

É outro filme que grande parte da crítica elogiou, mas que se mostra no máximo uma obra razoável.

3 comentários:

Pedrita disse...

eu gostei de abril despedaçado. não gostei de árido movie. abril despedaçado que chamou a atenção de um americano e veio o convite para o rodrigo santoro fazer as panteras. eu li inúmeras críticas favoráveis dos dois filmes e achei bem difundido. http://mataharie007.blogspot.com.br/2007/12/rido-movie.html

Liliane de Paula disse...

Acho que é por isso que o índice de assassinatos aqui no Nordeste é tão grande.
Alguém já tinha me dito isso.
Não suporto filme Nacional.
Adorava os filmes nacionais "chanchadas."

Hugo disse...

Pedrita - Rodrigo Santoro tem uma ótima interpretação em "Abril Despedaçado", assim como o garoto Ravi Ramos Lacerda.

Liliane - Essa honra pela sangue é algo medieval e infelizmente ocorreu muito pelo interior do Brasil. Hoje mesmo estando aparentemente civilizados, a violência continua absurda.

Bjos