quinta-feira, 9 de março de 2017

O Dia do Atentado

O Dia do Atentado (Patriots Day, EUA, 2016) – Nota 7,5
Direção – Peter Berg
Elenco – Mark Wahlberg, John Goodman, Kevin Bacon, J. K. Simmons, Michelle Monaghan, Alex Wolff, Themo Melikidze, Jimmy O. Yang, James Colby, Michael Beach, Adam Trese.

Boston, 15 de abril de 2013. Durante a maratona anual, duas bombas caseiras são detonadas causando algumas mortes e um grande número de feridos. 

O roteiro escrito pelo diretor Peter Berg explora o fato real ocorrido em 2013 dividindo o longa em algumas narrativas. Na primeira parte, somos apresentados rapidamente a vários personagens aparentemente aleatórios, mas que terão suas vidas cruzadas por causa do atentado. A segunda parte explora a caçada da policia e do FBI à procura dos terroristas, situação que durou pouco mais de quatro dias. 

O personagem principal é o policial Tommy Saunders (Mark Wahlberg), que estava trabalhando no dia do atentado e que ser torna peça chave na busca aos terroristas. 

Um dos acertos do diretor é utilizar algumas cenas reais captadas em vídeos e fotos, intercalando com as filmagens e assim dando um ar de veracidade a narrativa. 

Mesmo explorando o patriotismo para emocionar os americanos nos créditos finais, o longa é competente ao prender a atenção do espectador, criando suspense em algumas sequências, incluindo um tiroteio pouco antes do final. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Vc deu um boa nota.
Mark Walberg é sempre bom em filmes desse estilo.
Nem gosto muito dele, mas tenho que reconhecer o trabalho dele.

Hugo disse...

Liliane - É um filme de ação e suspense muito bom. E realmente Mark Wahlberg sempre se dá neste gênero.