sexta-feira, 17 de março de 2017

O Clube do Imperador

O Clube do Imperador (The Emperor’s Club, EUA, 2002) – Nota 7,5
Direção – Michael Hoffman
Elenco – Kevin Kline, Emile Hirsch, Embeth Davidtz, Paul Dano, Jesse Eisenberg, Rishi Mehta, Rob Morrow, Edward Herrmann, Harris Yulin, Patrick Dempsey, Joel Gretsch, Steven Culp, Roger Rees.

No início dos setenta, Mr. Hundert (Kevin Kline) é um professor de história especializado em Grécia e Roma que leciona numa famosa escola para garotos. Hundert tenta ir além do ensino formal, seu objetivo é formar homens de caráter. 

A dificuldade normal em lidar com adolescentes aumenta quando um jovem filho de um senador (Emile Hirsch) chega ao colégio. O garoto rebelde se torna um desafio para o professor. 

Seguindo a linha de filmes sobre professores idealistas, este longa se passa em duas épocas distintas. A primeira parte é que a citei. A segunda se passa vinte anos depois, quando o professor é convidado para uma reunião com o ex-alunos. 

Além dos conflitos normais deste tipo de filme, é interessante como roteiro mostra os alunos ainda adolescentes e depois como adultos e pais de família. Nesta segunda parte podemos analisar qual o tamanho da influência do professor na vida de cada  um deles e também entender que mesmo com bons exemplos, no final o caráter e a ética é algo individual que dificilmente se modificará. 

Além do sempre competente Kevin Kline, vale destacar Emile Hirsch, Paul Dano e Jesse Eisenberg, que eram adolescentes pouco conhecidos e que hoje são astros. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Esse filme é lindo e já vi 2 vezes.
E não lembro de Paul Dano que até pode ser bom ator mas é tão feio que me incomoda.
Vc deu uma nota baixa.
Para mim, seria 10(risos)

Hugo disse...

Liliane - Gostei do filme, mas a história é previsível, mesmo que bem contada.