domingo, 19 de março de 2017

Ilusões Perigosas & A Casa dos Sonhos


Ilusões Perigosas (Haunted, Inglaterra / EUA, 1995) – Nota 6
Direção – Lewis Gilbert
Elenco – Aidan Quinn, Kate Beckinsale, Anthony Andrews, John Gielgud, Anna Massey, Alex Lowe.

Nos anos vinte, o professor de parapsicologia David Ash (Aidan Quinn) segue para uma pequena cidade do interior da Inglaterra para investigar fenômenos sobrenaturais em uma antiga mansão. No local, ele conhece a bela jovem Christina (Kate Beckinsale). Não demora para David e Christina se envolverem amorosamente, mesmo com os estranhos fenômenos assombrando a mansão. Aos poucos, os acontecimentos fazem David começar a duvidar de sua própria sanidade. 

É um longa mais voltado para o drama sobrenatural do que para o suspense. Mesmo as cenas mais tensas exploram a sugestão, não esperem sangue ou violência. Vale destacar a caprichada reconstituição de época e a beleza de Kate Beckinsale com apenas vinte e dois anos de idade. 

Finalizando, este foi o penúltimo trabalho do diretor inglês Lewis Gilbert, que há poucos dias completou noventa e sete anos e que comandou bons filmes como “O Despertar de Rita” e três longas da franquia 007. 

A Casa dos Sonhos (Paperhouse, Inglaterra, 1988) – Nota 6,5
Direção – Bernard Rose
Elenco – Charlotte Burke, Ben Cross, Glenne Headly, Elliott Spiers, Gemma Jones.

Anna (Charlotte Burke) é um solitária garota de onze anos que ao ficar doente passa o tempo desenhando. Ao criar uma casa de papel, Anna descobre que pode visitar o local através dos sonhos. Na casa desenhada, ela encontrada um garoto deficiente (Elliott Spiers) e um mundo de fantasia com figuras estranhas e assustadoras. Cada vez que ela modifica o desenho, seus sonhos se tornam mais perigosos. 

Este longa é uma curiosa ficção que mistura fantasia e terror, estilo que teve vários exemplares nos anos oitenta. Os pontos positivos são as sequências no mundo do sonhos e o clima assustador em alguns momentos. Por outro lado, as interpretações são fracas, principalmente da protagonista, que aqui teve seu único trabalho no cinema. Vale citar que o diretor Bernard Rose é mais conhecido pelo terror “O Mistério da Candyman”.

3 comentários:

Liliane de Paula disse...

Hugo, uma notícia boa.
Encontrei minha lista de todos os DVDs e Series, que tenho.
Onde estão, eu sei. Mas a lista eu não sabia onde tinha colocado.
Não tenho mesmo A difícil arte de amar.
Uma pena! Acabei de ler o livro da Nora Ephron que foi o roteiro do filme.

Achei também a lista dos filmes que assisti.
Anotava isso durante um bom tempo.
Agora não tenho anotado.

Kate Beckinsale é muito bonita.
E acho boa atriz.

Liliane de Paula disse...

Vou olhar agora a lista de DVDs que vc me ofereceu.
Acho que tem uns 2 ou 3 que não tenho.
Confirmo depois.

Hugo disse...

Liliane - Com a lista fica mais fácil saber o que já assistiu.

Depois avise quais dvds vc quer.