sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

O Grande Desafio

O Grande Desafio (The Great Debaters, EUA, 2007) – Nota 7,5
Direção – Denzel Washington
Elenco – Denzel Washington, Forest Whitaker, Nate Parker, Jurnee Smollett Bell, Denzel Whitaker, Jermaine Williams, John Heard, Kimberly Elise, Gina Ravera, Devyn A. Tyler.

Universidade de Wiley, Texas, 1935. Específica para alunos negros e localizada numa região onde o racismo era muito forte, o aprendizado teria de ir além da sala de aula.

Neste contexto, o professor Melvin Tolson (Denzel Washington) monta uma equipe de alunos para disputar debates com outros colégios. O rebelde Henry (Nate Parker), Hamilton (Jermaine Williams), a novata Samantha (Jurnee Smollett Bell) e o garoto James Farmer Jr (Denzel Whitaker), que é filho do pastor da cidade (Forest Whitaker), são os escolhidos pelo professor. 

Baseado em uma história real, este competente longa dirigido pelo astro Denzel Washington vai além da luta contra o preconceito racial. A proposta do personagem principal era que qualquer pessoa poderia mudar sua vida através da educação e por consequência com o conhecimento de seus direitos e deveres, mesmo vivendo em uma sociedade extremamente injusta. 

O roteiro não se aprofunda em alguns pontos, como a simpatia do personagem principal pelo comunismo e a sua vida como uma espécie de líder comunitário que tentava unir brancos e negros. 

No elenco, além das presenças sempre marcantes de Denzel Washington e Forest Whitaker, vale destacar a espontânea interpretação do garoto Denzel Whitaker, que não tem parentesco algum com os atores, mas que por coincidência carrega seus nomes. O garoto é o protagonista de algumas sequências importantes, principalmente seu discurso no debate final. 

É um filme sem surpresas, mas que cumpre o que promete.

4 comentários:

Amanda Aouad disse...

Além da capacidade como ator, Denzel Washington tem o talento de escolher bons papéis. Gosto muito dele.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Sem dúvida, sua carreira é muito consistente.

Bjos

Liliane de Paula disse...

Vai para lista.
Vc diz que se baseia numa história real e isso me interessa.
Vamos vê se acho.

Hugo disse...

Liliane - Acredito que seja um filme que vc irá gostar.