domingo, 26 de fevereiro de 2017

O Apartamento

O Apartamento (Forushande, Irã / França, 2016) – Nota 7,5
Direção – Asghar Farhadi
Elenco – Shahab Hosseini, Taraneh Alidoosti, Babak Karimi.

Na sequência inicial, várias famílias abandonam um prédio em Teerã após aparecerem rachaduras causadas por um construção ao lado. 

O professor Emad (Shahab Hosseini) e sua esposa Rana (Taraneh Alidoosti) ficam sem local para morar e terminam por aceitar alugar um apartamento antigo oferecido por um colega de teatro (Babak Karimi). O casal trabalha todas as noites em uma adaptação teatral de “A Morte do Caixeiro Viajante” de Arthur Miller. 

No novo apartamento, um incidente com ligação direta com uma antiga moradora que deixou seus pertences no local, transforma completamente a vida do casal. 

Em seus trabalhos anteriores, o diretor Asghard Farhadi sempre misturou a influência ocidental no Irã atual, com as tradições antigas do pais, criando conflitos entre esses dois mundos. Esta situação é novamente explorada na questão da honra pessoal dos homens e na vergonha das mulheres, fato comum nos países muçulmanos.

O roteiro de Farhadi também foca em assuntos delicados como a dificuldade dos casais em superar algum trauma, além da sede pela vingança. 

Mesmo com um final doloroso, o filme é um pouco inferior aos trabalhos anteriores do diretor. 

Como curiosidade, desta vez a tradução do título brasileiro se casa melhor com a história do que original, que seria traduzido como “O Vendedor”.

4 comentários:

Marília Tasso disse...

Asghar Farhadi é primoroso! Sai do cinema com um nó na garganta.

Hugo disse...

Marília - É um bom filme, mas gostei mais dos trabalhos anteriores do diretor.

Abraço

Amanda Aouad disse...

Concordo com você, é um bom filme, mas Asghar Farhadi já nos presenteou com obras melhores.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Sem dúvida. Agora é esperar pelo próximo trabalho do diretor.

Bjos