quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

O Sequestro de Patty Hearst, Sequestro Sem Pista & Sequestrados


O Sequestro de Patty Hearst (Patty Hearst, EUA, 1988) – Nota 6
Direção – Paul Schrader
Elenco – Natasha Richardson, William Forsythe, Ving Rhames, Jodi Long, Dana Delany, Olivia Barash, Frances Fisher, Peter Kowanko.

Nos anos setenta, a jovem Patty Hearst (a falecida Natasha Richardson) foi sequestrada por um grupo revolucionário que tinha como objetivo receber dinheiro pelo resgate, pois a garota era nada menos que neta de William Randolph Hearst, o magnata da imprensa que foi a inspiração para “Cidadão Kane”. Para surpresa geral, a garota se une aos revolucionários e termina presa ao participar de um assalto. Na cadeia, ela alega que participou do crime por vontade própria. 

Esta maluca história real foi relatada em livro pela própria Patty Hearst e transformada neste estranho longa, que apresenta uma narrativa fria e personagens que não passam emoção alguma. A história merecia um filme melhor. 

Sequestro Sem Pista (Without a Trace, EUA, 1983) – Nota 7,5
Direção – Stanley R. Jaffe
Elenco – Kate Nelligan, Judd Hirsch, David Dukes, Stockard Channing, Daniel Bryn Corkill.

Em Nova York, o garotinho Alex (Daniel Bryan Corkill) desaparece no caminho para escola. Mesmo divorciados, o desespero faz sua mãe Susan (Kate Nelligan) e seu pai Graham (David Dukes) se unirem na busca pelo filho. Para piorar ainda mais a situação, o detetive encarregado do caso (Judd Hirsch) desconfia da participação de um deles no sequestro. 

Este interessante drama foi reprisado várias vezes na tv aberta nos anos oitenta e noventa. É um filme angustiante em alguns momentos e apresenta a melhor atuação da carreira da hoje esquecida Kate Nelligan. Vale destacar ainda a atuação de Judd Hirsch, na época famoso na tv pela sitcom “Taxi”.

Sequestrados ou A Fortaleza (Fortress, Austrália, 1985) – Nota 7
Direção – Arch Nicholson
Elenco – Rachel Ward, Sean Garlick, Rebecca Rigg, Robin Mason.

Numa cidade do interior da Austrália, uma quadrilha de homens mascarados sequestra uma professora (Rachel Ward) e seus nove alunos. Eles são levados para uma caverna, enquanto os sequestradores pedem um resgate. Ao invés de ficarem quietos, professora e alunos tentam fugir de todas as formas. 

Este angustiante telefilme australiano explora os cenários naturais do país, criando uma crescente de tensão não muito comum em filmes com crianças. Vale destacar a atuação da então famosa Rachel Ward no papel principal. Como curiosidade, este é um dos muitos longas que passaram dezenas de vezes na sessões de filmes do SBT nos anos noventa.

3 comentários:

Liliane de Paula disse...

Por onde andará a verdadeira Patty Hearst?
Lembro dessa história e de uma foto num roubo, onde ela aparece como assaltante.

Sequestro sem pistas, vc nunca faz spoiller e deixa a gente morta de curiosidade.
O tema é terrível.
Quem sabe acho tempo de procurar no Oldflix.

Ontem só vi videos e filmes de Paulo Francis.

Hugo disse...

Liliane - Patty Hearst chegou a ficar presa algum tempo e depois que foi libertada se casou com o guarda-costas. Ela está viva.

O legal de assistir um filme é a surpresa, por isso procura não citar detalhes que entreguem toda a história.

Anônimo disse...

Assisti umas duas vezes "Sequestro sem pistas", em finais de noite da Globo. Lembro do policial e o filho cantando "O meu chapéu tem três pontas / Tem três pontas o meu chapéu / Se não tivesse três pontas / não seria o meu chapéu". E realmente, o motivo do sequestro é bem inesperado. Se alguém o tiver, gostaria de uma cópia.