terça-feira, 24 de janeiro de 2017

O Inimigo

O Inimigo (Neprijatelj, Sérvia / Bósnia / Croácia / Hungria, 2011) – Nota 7,5
Direção – Dejan Zecevic
Elenco – Aleksandar Stojkovic, Vuk Kostic, Tihomir Stanic, Ljubomir Bandovic, Slavko Stimac, Marija Pikic.

Poucos dias após a assinatura do tratado de paz que terminou com a Guerra dos Balcãs em 1995, um grupo de soldados sérvios tem a missão de desativar minas terrestres em uma região rural do país. 

Durante uma visita a uma fábrica abandonada, os soldados encontram um sujeito (Tihomir Stanic) que foi emparedado. O homem diz se chamar Daba e que foi preso por inimigos. Levado a uma casa onde fica uma espécie de base do grupo, o desconhecido aos poucos demonstra atitudes estranhas que despertam desconfiança no soldados. Quando dois outros soldados surgem tentando matar o homem, a situação fica ainda mais tensa. 

Este interessante longa de suspense explora as consequências psicológicas do terror da guerra na mente dos soldados para criar uma história que beira o sobrenatural. Não espere fantasmas ou sustos hollywoodianos, a proposta é fazer com que os personagens sejam influenciados pelo sinistro desconhecido somente com a sugestão de que ele seja mais poderoso do que parece. 

Situações como o ódio entre etnias, as consequências das temíveis minas terrestres e a desesperança das pessoas que tiveram suas vidas destruídas pela guerra são outros componentes da história. 

É um filme indicado para o cinéfilo que gosta de obras que fogem do lugar comum.

3 comentários:

Liliane de Paula disse...

Não sabia desse Documentário sobre Paulo Francis.
Vou correr atrás.
Daniel Piza era plural.
Tudo que conheci dele, era nota 10.
Morrer aos 41 anos, foi com choque para muita gente.

Depois volto para comentar os filmes que ainda não li(suas resenhas)

Pedrita disse...

quero ver. hugo, além do documentário do zweig, há o filme lost zweig http://mataharie007.blogspot.com.br/2008/02/lost-zweig.html

Hugo disse...

Liliane - Acredito que o doc esteja disponível no Youtube.

Pedrita - Valeu pela dica, não conhecia este filme.

Bjos