sábado, 21 de janeiro de 2017

A Qualquer Preço

A Qualquer Preço (At Any Price, EUA, 2012) – Nota 7
Direção – Ramin Bahrani
Elenco – Dennis Quaid, Zac Efron, Kim Dickens, Maika Monroe, Heather Graham, Chelcie Ross, Clancy Brown, Ben Marten, Red West, Dan Waller

Em Iowa, Henry Whipple (Dennis Quaid) é um grande fazendeiro que revende sementes de milho modificadas para os produtores locais. Sempre pensando em aumentar o negócio, Henry compra novas terras que pretende dar ao filho mais velho que está prestes a voltar para casa após servir o exército. Ele disputa mercado com outro grande fazendeiro (Clancy Brown). 

Seu filho mais novo Dean (Zac Efron) ajuda na fazenda, mas pretende se tornar corredor de Nascar. Ele disputa corridas locais e espera a grande chance. O conflito por causa da diferença de ideais é apenas um dos problemas que pai e filho precisarão enfrentar e resolver. 

O tema explorado pelo diretor Ramin Bahrani sobre a questão das sementes é incomum para o cinema, porém ao mesmo tempo é atual. A disputa entre fazendeiros para revender sementes e a negociação com a empresa que criou o produto modificado geneticamente foca na questão dos grandes negócios, onde todos tentam levar vantagem. 

O conflito entre pai e filho é clássico, inclusive mostrando que o sangue fala mais forte no momento de crise. Esta situação fica clara também nas atitudes da personagem de Kim Dickens, que interpreta a esposa do protagonista e mãe do jovem corredor. Muitas vezes as pessoas sacrificam até mesmo seu caráter para defender a família. 

Apesar de ter recebido críticas ruins, o longa é um interessante drama familiar, inclusive pesado em alguns momentos. 

Na sequência, Bahrani dirigiu outro drama sobre família e dinheiro, o mais bem elaborado “99 Homes”.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Já vi o gostei.
Não sou fã de Zac Efron.
No filme tem um crime que termina não sendo descoberto. Confere?

Hugo disse...

Liliane - É isso mesmo.