domingo, 4 de dezembro de 2016

Passos na Noite

Passos na Noite (Where the Sidewalk Ends, EUA, 1950) – Nota 7,5
Direção – Otto Preminger
Elenco – Dana Andrews, Gene Tierney, Gary Merrill, Bert Freed, Tom Tully, Karl Marlden, Ruth Donnelly, Craig Stevens, Neville Brand.

O detetive Mark Dixon (Dana Andrews) é um sujeito durão mal visto por seu chefe por exagerar na forma como aborda os suspeitos. 

Quando um sujeito é assassinado em uma jogatina clandestina comandada por seu desafeto Tommy Scalise (Gary Merrill), Dixon acredita que enfim poderá prendê-lo. Ao pressionar uma testemunha, ocorre um acidente que muda toda a situação. 

Em paralelo, Dixon se envolve com a bela Morgan (Gene Tierney), que também estava presente no jogo antes de ocorrer o assassinato. 

O diretor Otto Preminger explora uma Nova York noturna, repleta de pessoas e letreiros luminosos, como se fosse uma personagem da complexa trama em que o protagonista imagina estar controlando. O personagem principal apresenta um interessante desenvolvimento, inclusive carregando um passado complicado que explica suas atitudes. 

Ao mesmo tempo, a atuação de Dana Andrews deixa a desejar. Ele demonstra a mesma feição carrancuda durante todo o filme, lembrando as atuações de Charles Bronson. Nem mesmo nos momentos mais emotivos ele muda a expressão do rosto. Isso não chega a atrapalhar o longa, que se mostra um competente noir.

5 comentários:

Liliane de Paula disse...

Esse vi que tem no Youtube, numa pagina de Conrado ????? (esqueci).
Aliás, ele só tem filmes antigos.
Acho os atores antigos meios canastrões nos papeis.
Acha isso?

Ainda preciso achar A viagem do papai, sem ser dublado.
Dublado é um horror.

Pedrita disse...

esse eu não lembro se vi. beijos, pedrita

Hugo disse...

Liliane - Realmente existem filmes antigos com atores que pareciam interpretar com seriedade demais. Em alguns casos ficava bem estranho.

Filmes dublados eu passo longe.

Pedrita - São tantos filmes, que as vezes surge a dúvida se já assistimos.

Bjos

Rodrigo Mendes disse...

Uma obra de grande ressonância é a de Otto Preminger, mas ainda me falta alguns filmes. Pra mim, "Anatomia de um Crime" é o 'the best' dentre todos.

Abraço

Hugo disse...

Rodrigo - Sem dúvida, "Anatomia de um Crime" é o melhor filme da carreira de Preminger.

Abraço