quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

O Contador

O Contador (The Accountant, EUA, 2016) – Nota 8
Direção – Gavin O’Connor
Elenco – Ben Affleck, Anna Kendrick, J. K. Simmons, Jon Bernthal, Jeffrey Tambor, Cynthia Addai Robinson, John Lithgow, Jean Smart.

Christian Wolff (Ben Affleck) é um contador independente especializado em analisar empresas que controlam negócios ilegais. Sua habilidade fora do comum em decorar números e fazer cálculos é consequência de um tipo de autismo que ele sofre desde criança. 

Seu trabalho termina por chamar a atenção de um agente do governo (J. K. Simmons) que deseja descobrir a verdadeira identidade do contador. Ao mesmo tempo, Wolff aceita a proposta para auditar uma empresa aparentemente normal, que o contrata após uma estagiária (Anna Kendrick) descobrir uma enorme diferença de valores na contabilidade. Um detalhe, como fora criado pelo pai que era militar, Wolff aprendeu a se defender através da luta e também se tornou hábil no manuseio de armas. 

É muito legal quando uma premissa absurda se transforma num bom filme. Escalar um protagonista autista em um filme de ação com uma trama complexa seria premissa de comédia, mas surpreendentemente resultou em um longa que pode até se tornar uma franquia. 

O roteiro acerta ao detalhar a vida do protagonista através de flashbacks que se encaixam perfeitamente na trama, amarrando inclusive a surpresa no clímax. Por sinal, as cenas de ação são outro ponto alto. 

Finalizando, por incrível que pareça, até mesmo Ben Affleck tem uma boa atuação. Ele está contido e sua falta de expressão é ideal para o papel do sujeito que não consegue demonstrar emoções e tem dificuldades para se socializar. 

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Vou vê. Está gravado.

Hugo disse...

Liliane - Eu gostei.

Marília Tasso disse...

Acho o Ben Affleck muito ruim, mas darei uma chance ao filme pela trama em si. Abraços!

Hugo disse...

Marília - A interpretação de Affleck funciona neste filme porque o personagem não precisa demonstrar emoções por causa da doença, ou seja, ele tem a mesma expressão no rosto durante todo o filme.

Abraço