sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Um Sábado Violento

Um Sábado Violento (Violent Saturday, EUA, 1955) – Nota 7,5
Direção – Richard Fleischer
Elenco – Victor Mature, Richard Egan, Stephen McNally. Virginia Leith, Tommy Noonan, Lee Marvin, J. Carrol Naish, Margareth Hayes, Silvia Sidney, Ernest Borgnine, Brad Dexter.

Três sujeitos (Stephen McNally, Lee Marvin e J. Carrol Naish) chegam a uma cidade do Arizona com o objetivo de assaltar o banco local. 

Durante dois dias, eles planejam o assalto analisando detalhes como o horário em que o cofre é aberto pelo gerente e o local que poderão utilizar como esconderijo para trocar de automóvel e fugir. Em paralelo, o roteiro segue a rotina de vários moradores da cidade e os problemas que eles enfrentam, sem imaginar que o assalto mudará a vida de alguns deles. 

O diretor Richard Fleischer era um competente artesão hollywoodiano que comandou filmes marcantes como “20.000 Léguas Submarinas” e “Rumo ao Inferno”. Aqui, ele mostra talento ao amarrar o destino de vários personagens com o assalto.

Temos o sujeito mais rico da cidade (Richard Egan) que sofre com um casamento falido, a jovem enfermeira (Virginia Leith) que desperta paixões, inclusive no inseguro gerente do banco (Tommy Noonan), a religiosa família amish que mora em uma fazenda (o patriarca é Ernest Borgnine) e por fim o supervisor de obras que ama a família (Victor Mature). Aparentemente é uma história simples sobre um assalto, mas que ganha pontos pelo desenvolvimento dos personagens.

Vale destacar ainda a agitada meia-hora final após o crime ser consumado. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Minha tia querida gostava muito de Victor Mature. E eu, por tabela, de tanta ouvir falar, gostava também.
Não sei se veria esse filme com tanta coisa na lista que vc me indica.

Vc já viu " tortura do silêncio" com Montgomery Clift?
Veja se acha e me avise.

Hugo disse...

Liliane - Victor Mature era considerado um galã, mas nunca foi visto como grande ator pela crítica, apesar de trabalhado em grandes filmes.