segunda-feira, 21 de novembro de 2016

The Night Of

The Night Of (The Night Of, EUA, 2016) – Nota 8
Direção – Steve Zaillian
Elenco – John Turturro, Riz Ahmed, Michael Kenneth Williams, Bill Camp, Peyman Moaadi, Poorna Jagannathan, Jeannie Berlin, Sofia Black D’Elia, Glenne Headley.

Nasir Khan (Riz Ahmed) é um jovem universitário filho de imigrantes paquistaneses que vivem em Nova York. Numa certa noite, Nasir decide pegar o táxi do pai sem avisá-lo, para ir a uma festa em Manhattan. Ele se perde na cidade e estaciona o carro. 

Por acaso, uma jovem (Sofia Black D’Elia) entra na automóvel. Nasir sente-se atraído pela garota e mesmo sem conhecer a cidade, decide levá-la como passageira. Após algumas horas juntos, a jovem o convida para ir em sua casa. Eles bebem, usam drogas e transam. Nasir desmaia e ao acordar encontra a jovem assassinada com diversas facadas. É o inicio de um terrível pesadelo em sua vida. 

Nesta minissérie produzida pelo HBO em oito episódios, o diretor e roteirista Steve Zaillian (vencedor do Oscar de Roteiro Adaptado por “A Lista de Schindler”) detalha o desenrolar completo de um processo penal, desde o crime até julgamento.

A saga enfrentada pelo personagem de Riz Ahmed disseca um sistema que na teoria busca a justiça, mas que na verdade é um emaranhado de situações, procedimentos e pessoas, cada qual defendendo seus próprios interesses. A justiça é apenas um detalhe em meio a estes interesses. 

É interessante a forma como o roteiro mostra os efeitos colaterais do crime, principalmente como afeta a vida da família de Nasir, que sofre a cada triste novidade que precisa enfrentar, como o trato com a polícia, com os advogados, a visita na cadeia, a rejeição dos amigos e assim por diante. 

É complexo também o desenvolvimento dos personagens, principalmente o protagonista, que aos poucos vai modificando seu comportamento de acordo com o ambiente que precisa encarar. 

Entre os demais personagens, os destaques ficam para o advogado de porta de cadeia interpretado por John Turturro, que sofre de uma violenta alergia, o detetive prestes a se aposentar vivido por Bill Camp e o chefão da cadeia de Michael Kenneth Williams, ator que mais uma vez interpreta um presidiário. 

4 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Obrigado por mais uma dica, Hugo. Ótimo texto. Mais um que entra para a minha lista. Terei que baixar de algum jeito porque não assino HBO. Apenas em época de Game of Thrones! rsrsrsrs

Steve Zaillian é um baita roteirista, mas nunca me liguei em seu ofício de diretor.
John Turturro é um baita ator!

Abraço.

Hugo disse...

Rodrigo - Pode procurar que com certeza irá gostar. Apesar de todo mundo assistir, que não acompanho "Game of Thrones".

Abraço

Liliane de Paula disse...

Eu vi o 2º episódio dessa série que achei ótima.
Não consegui saber como achar o inicio da história.
Mas tenho HBO e vou ainda procurar.

Hugo disse...

Liliane - Pode procurar, é uma ótima minissérie.