terça-feira, 8 de novembro de 2016

American Crime Story - The People v. O. J. Simpson

American Crime Story – The People v. O. J. Simpson (American Crime Story – The People v. O. J. Simpson, EUA, 2016) – Nota 9
Direção – Ryan Murphy, Anthony Hemingway & John Singleton
Elenco – Sarah Paulson, John Travolta, Cuba Gooding Jr, Sterling K. Brown, Courtney B. Vance, David Schwimmer, Kenneth Choi, Bruce Greenwood, Nathan Lane, Rob Morrow, Dale Godboldo, Jordana Brewster, Chris Bauer, Michael McGrady, Steven Pasquale, Christian Clemenson.

Los Angeles, 12 de Junho de 1994. Um vizinho encontra um rastro de sangue que leva a um casal que foi brutalmente assassinado a facadas. Os detetives são chamados e identificam as vítimas como Nicole Brown Simpson e Ron Goldman. Nicole é ex-esposa do aposentado astro de futebol americano e ator de cinema O. J. Simpson (Cuba Gooding Jr). 

Ao seguirem para casa de Simpson, que fica a poucos metros do local, os detetives descobrem que na mesma noite ele viajou rapidamente para Chicago. As pistas colhidas pelos detetives apontam para Simpson. A partir daí, a mídia transforma o caso em um verdadeiro circo. 

Esta famosa história real contada em formato de minissérie com dez episódios detalha todos os acontecimentos desde o crime até o veredito. Para quem não conhece a história ou sabe pouco sobre ela, O. J. Simpson era um sujeito pobre que se tornou ícone do esporte e posteriormente uma celebridade. Quando ocorreu o crime em 1994, apesar da repercussão ser grande também por aqui, a internet ainda estava em seus primórdios, assim a fonte principal das notícias era a tv, que pouco detalhava a situação. 

Além de dissecar a história, esta minissérie apresenta um ótimo desenvolvimento de personagens, mostrando em detalhes as motivações, ambições e fraquezas de cada um, principalmente a verdadeira batalha travada entre os advogados, que incluem acusações de racismo, preconceito, segredos informados para imprensa e todo tipo de jogada para vencer o julgamento. 

De um lado a promotoria comandada pela ambiciosa Marcia Clark (Sarah Paulson), que sofre por estar passando por um processo de disputa de filhos com o ex-marido e que não se sente à vontade ao ser “julgada” pela mídia. Seu braço direito é Chris Darden (Sterling K. Brown), um negro que fica pressionado por estar processando outro negro. 

Do outro lado, para defender Simpson, um grupo de advogados egocêntricos não mede esforços para inocentar o cliente, mesmo usando subterfúgios e táticas sujas. Robert Shapiro (John Travolta), Johnny Cochran (Courtney B. Vance), F. Lee Bailey (Nathan Lane), Alan Dershowitz (Evan Handler) e Robert Kardashian (David Schwimmer), este último o único amigo de Simpson que fica a seu lado durante o processo. 

Uma informação curiosa que descobri ao assistir a minissérie é sobre Robert Kardashian. Hoje falecido, ele era um empresário de origem armênia e pai das irmãs Kardashian, que hoje são celebridades polêmicas. Aqui, elas eram ainda crianças e se mostravam empolgadas com o pai aparecendo na tv, que por seu lado tentava em vão durante uma sequência na lanchonete explicar que o importante é o caráter e não a fama. 

É uma história tão sensacional e repleta de reviravoltas que parece ficção assinada por um roteirista criativo, deixando ainda claro que a justiça americana está longe de ser “justa”, muitas vezes o que vale é o talento e os recursos que os advogados possuem para contar sua história e criar a chamada “Dúvida Razoável (Reasonable Doubt)” no juri.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Sou fã da Kim Kardashian.
Lembro de num dos episódios, a mãe de Kim falar que o pai era advogado do O. J. Simpson e ela amiga da vítima.
Acho que a opinião pública americana nunca aceitou o resultado, não porque o possível réu fosse negro.

Vi alguns episódios desse seriado. Ou vi um filme sobre esse caso, não sei.

Hugo disse...

Liliane - A questão racial é muito complicada nos Estados Unidos e isso até ajudou na sua absolvição. A quantidade de provas contra ele era enorme. A justiça demorou mais aconteceu. Anos depois ele foi preso e condenado por outro crime.