quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Pais e Filhos

Pais e Filhos (Soshite Chichi ni Naru, Japão, 2013) – Nota 8,5
Direção – Hirokazu Koreeda
Elenco – Masaharu Fukuyama, Machiko Ono, Yoko Maki, Lily Franky.

Ryota (Masaharu Fukuyama) é um arquiteto que coloca o trabalho em primeiro lugar. Sua esposa Midori (Machiko Ono) se dedica a criar o filho de seis anos. Um telefonema do hospital onde o garoto nasceu muda completamente a vida do casal. 

Eles são avisados que ocorreu um erro no hospital e o filho que estão criando provavelmente não seja deles. O fato é confirmado e eles descobrem que o filho biológico vive com outro casal.

Yudai (Lily Franky) é dono de um pequeno comércio e casado com Yukari (Yoko Maki). Além da criança trocada, eles tem um casal de filhos pequenos. A partir da descoberta, as duas famílias com vidas bem diferentes, tentarão encontrar uma solução para a situação. 

Poucas vezes o cinema lidou com um tema tão complicado de uma forma extremamente humana como neste longa japonês. A dificuldade em resolver a situação esbarra em varias questões. O apego das famílias com as crianças por causa dos seis anos de convivência, a diferença de vida financeira entre as duas famílias, a pergunta clássica sobre quem são os verdadeiros pais, os biológicos ou aqueles que estão criando e por fim, a própria vontade das crianças. Por mais dolorosa que seja a história, no final fica a mensagem de que a solução pode ser mais fácil do que se imagina.  

4 comentários:

Marília Tasso disse...

Hirokazu Koreeda é um diretor incrível, esse filme é permeado de sutilezas, lindo e reflexivo, assisti recentemente "Nossa Irmã Mais Nova" que fala sobre família também.

Hugo disse...

Marília - Valeu pela dica, vou procurar este filme.

Liliane de Paula disse...

Eu gravei esse filme e ainda não vi.
O acidente(troca de crianças) chega a ser cruel, se exposta.
Preferível nunca saber, eu acho.

Hugo disse...

Liliane - Você tem razão, é uma situação que abala todas as pessoas envolvidas.