sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Operação Invasão 2

Operação Invasão 2 (Serbuan Maut 2 ou The Raid 2: Berandal, Indonésia / EUA, 2014) – Nota 8
Direção – Gareth Evans
Elenco – Iko Uwais, Arifin Putra, Tio Pakusadewo, Oka Antara, Alex Abbad.

Ainda ferido após ser um dos poucos sobreviventes da guerra dentro do edifício de traficantes no filme anterior, Rama (Iko Iwais) procura ajuda com um grupo de policiais que diz lutarem para acabar com a corrupção dentro da corporação. 

Ao invés de seguirem os caminhos legais, a proposta do grupo é assassinar os policiais corruptos. Em troca de proteção para sua família, Rama aceita se juntar ao grupo. Sua missão é cometer um crime, ser preso e dentro da cadeia se aproximar de Uco (Arifin Putra), filho de Bangun (Tio Pakusadewo), chefão do crime em Jacarta e assim se infiltrar na organização criminosa. 

O longa original tinha um fio de história e se passava todo dentro de um decadente edifício. As sensacionais e violentas cenas de ação eram o ponto principal. Nesta sequência, o diretor Gareth Evans consegue superar o original, principalmente por causa do roteiro mais bem elaborado que foca numa guerra entre em quadrilhas e na questão do jovem infiltrado, lembrando um pouco as tramas de “Conflitos Internos” e “Os Infiltrados”

A duração mais longa com duas horas e meia é recheada de cenas de ação extremamente violentas e criativas. As tradicionais lutas de Kung Fu são intercaladas com brigas onde todo o tipo de arma é utilizado, inclusive dois sinistros personagens. O sujeito com o bastão de beisebol e a garota dos martelos. Destaque para luta perto do final entre o protagonista e um inimigo dentro da cozinha de um hotel. 

É um filme que equivale as melhores produções do gênero, semelhante as obras de John Woo em Hong Kong nos anos oitenta e noventa.

4 comentários:

Gustavo H.R. disse...

O filme é um prato cheio para quem ama o cinema de ação. Há lutas de trincar os dentes, que nem aquela na cozinha e a na lama. Tomara que façam o terceiro, com a mesma equipe.

Cumps.

Hugo disse...

Gustavo - É uma verdadeira aula de como fazer sequências de ação. É bem provável que seja produzida uma terceira parte.

Abraço

Liliane de Paula disse...

Não é meu estilo.

Hugo disse...

Liliane - É filme para quem gosta de ação.