sábado, 17 de setembro de 2016

Idiocracia

Idiocracia (Idiocracy, EUA, 2006) – Nota 5,5
Direção – Mike Judge
Elenco – Luke Wilson, Maya Rudolph, Dax Shepard, Terry Crew, Justin Long.

O soldado Joe Bauers (Luke Wilson) é um sujeito comum que trabalha no arquivo do exército. Por ser um cara ordinário, ele é escolhido para ser cobaia de um experimento secreto. Ele é colocado em uma câmara de hibernação, ao lado de uma outra em que a cobaia é uma prostituta (Maya Rudolph). 

O experimento é deixado de lado e o casal é esquecido hibernando durante quinhentos anos. Um pequeno desastre acorda Joe, que descobre estar num novo mundo ainda mais idiota que o atual, onde ele se torna o sujeito mais inteligente do mundo. Sua inteligência chama atenção do Presidente Camacho (Terry Crews), que vê no sujeito a chance de resolver os problemas do mundo. 

A premissa é bem interessante, tirar um sarro da estupidez humana, mostrando que o mundo pode ficar ainda pior. O problema é que o diretor e roteirista Mike Judge exagera na dose, ele transforma o que poderia ser uma comédia escrachada, em um festival de besteiras e piadas adolescentes, que funcionavam na animação “Beavis and Butt-Head”, a qual ele foi criador, mas que perde a graça ao ser transportada para o cinema. 

Algumas críticas são engraçadas e inteligentes, como a sequência do hospital ou a utilização de uma estranho refrigerante verde no lugar da água, mas no geral é um filme indicado apenas quem curte besteirol adolescente.  

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Hibernando seria parado, duro, sem poder se mexer?
Não imagino isso como possível e não é muito meu estilo.

Assisti no You Tube, O homem da terra.
E vim reler seu comentário sobre o filme.
Até para entender melhor.
A história é surreal.
Mas aprendi algumas coisas com as colocações dos personagens.
Achei o filme escuro(ele estava entregando a casa e acho que já não tinha luz).
Não sei para onde foi a personagem da moça que disse ama-lo.
Vc me diz?

Hugo disse...

Liliane - O filme é uma comédia que tenta fazer uma crítica da sociedade, mas infelizmente as piadas são ao estilo besteirol.