domingo, 14 de agosto de 2016

Rosetta

Rosetta (Rosetta, França / Bélgica, 1999) – Nota 7,5
Direção – Jean Pierre & Luc Dardenne
Elenco – Emilie Dequenne, Fabrizio Rongione, Anne Yernaux, Olivier Gourmet.

Rosetta (Emilie Dequenne) é uma jovem que vive com a mãe alcoólatra (Anne Yernaux) numa espécie de trailer em um camping. 

Logo no início do filme, a garota é dispensada de um emprego temporário e causa um grande tumulto na empresa. O desespero da jovem em conseguir trabalho e ter uma vida normal resulta em vários problemas, inclusive com Riquet (Fabrizio Rongione), um rapaz que tenta ajudá-la. 

Os irmãos Dardenne venceram a Palma de Ouro de Cannes com este drama que foca na falta de oportunidade de trabalho para os jovens, situação que já era comum no final dos anos noventa e principalmente nas consequências de uma família desestruturada. 

A interpretação espontânea e ao mesmo tempo nervosa da estreante Emilie Dequenne é perfeita. A agitação da garota fica mais assustadora com a escolha dos diretores em filmar com a câmera na mão, com muitas cenas em close e outras em ângulos inusitados, com o objetivo de fazer o espectador sentir o mesmo desconforto dos personagens. 

Visto hoje, não tem o mesmo impacto da época, mas mesmo assim ainda é um drama forte com uma protagonista complexa e desesperada.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Parece interessante.
Gosto de filmes com histórias possíveis.

Tenho tanto coisa para ler e para vê que não consigo administrar.

Hugo disse...

Liliane - Eu também tenho uma lista enorme de filmes para assistir.

Marília Tasso disse...

Anotado. É o tipo de filme que não dispenso! Abraços!

Hugo disse...

Marília - Acredito que seja um filme que você irá gostar.

Abraço