quinta-feira, 4 de agosto de 2016

47 Ronins

47 Ronins (47 Ronin, EUA, 2013) – Nota 7,5
Direção – Carl Rinsch
Elenco – Keanu Reeves, Hiroyuki Sanada, Ko Shibasaki, Tadanobu Asano, Min Tanaka, Jin Akanishi, Masyoshi Haneda, Takato Yonemoto, Cary Hiroyuki Tagawa, Rinko Kikuchi, Natsuki Kunimoto.

No Japão Feudal, um garoto chamado Kai é resgatado por Lord Asano (Min Tanaka) e criado junto com os samurais. Anos depois, Kai (Keanu Reeves) sofre com o preconceito dos samurais por ser mestiço, fato que o impede de viver com a bela Mika (Ko Shibasaki), filha de Lord Asano. 

Quando um senhor feudal inimigo utiliza uma bruxa para desgraçar Lord Asano, seus samurais são expulsos de suas terras se tornando Ronins (samurais sem dono). Liderados por Oishi (Hiroyuki Sanada) e Kai, os samurais buscarão vingança. 

É sempre bom quando um filme nos surpreende de forma positiva. Eu esperava pouco deste longa e no final fiquei satisfeito. A história é baseada na famosa lenda japonesa dos “47 Ronins” e tem o elenco composto de japoneses, com exceção do astro Keanu Reeves como protagonista. 

A história clássica sobre honra, traição e lealdade se mistura com fantasia representada pelas ações da bruxa e pelas criaturas que surgem durante o desenrolar da trama. Os efeitos especiais se mostram um complemento competente para as boas cenas de ação, com destaque para confronto entre samurais no clímax. 

Está longe de ser um filme de Akira Kurosawa, mas mesmo assim é um eficiente divertimento para quem curte o gênero. 

3 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Gosto de filmes que retratam o Japão feudal e é claro que Kurosawa é imediatamente lembrado. Deixei esse filme passar, lembro de saber que não fez muito sucesso, mas seu texto me animou. Outro do Reeves que curti mais recentemente foi "De Volta ao Jogo", aliás, filmaço.

Abraço.

Liliane de Paula disse...

Não me sinto atraída por filmes de samurais.
Vi que a Netflix está com: Os 8 odiados(Tarantino), De cabeça erguida, Invasão a Londres e Memórias secretas.
Já viu algum?

Hugo disse...

Rodrigo - Eu tb gostei de "De Volta ao Jogo". É um filme de ação que lembra as obras do gênero dos anos oitenta.

Liliane - Assisti três. "Os Oito Odiados" é um faroeste violento com diálogos afiados ao estilo Tarantino. "Invasão a Londres" é um filme de ação, daqueles em que a história é apenas uma detalhe. "Memórias Secretas" é um ótimo drama que comentei no blog faz poucos dias.