quarta-feira, 22 de junho de 2016

Família Rodante

Família Rodante (Familia Rodante, Argentina / Brasil / França / Alemanha / Espanha / Inglaterra, 2004) – Nota 7
Direção – Pablo Trapero
Elenco – Graciana Chironi, Nicolas Lopez, Liliana Capurro, Ruth Dobel, Marianela Pedano, Bernardo Forteza.

No seu aniversário de oitenta e quatro anos, Emilia (Graciana Chironi) recebe um telefonema de uma parente que mora no interior da Argentina a convidando para ser madrinha de casamento de sua filha. 

Animada, Emilia combina com sua família uma viagem de Buenos Aires até o local do casamento. Em um velho trailer, Emilia, suas duas filhas, os maridos, netos e um bisneto pegam estrada. A longa viagem trará à tona vários problemas familiares. 

O foco dos trabalhos do diretor Pablo Trapero é mostrar o lado obscuro da sociedade argentina. Cada filme destrincha um tema. Em “Leonera” ele mostra a vida em uma prisão feminina, em “Abutres” vemos o mundo das fraudes de seguro, em “Elefante Branco” conhecemos a violência em uma favela argentina e em “Outro Lado da Lei” o tema é a corrupção policial. 

Aqui, Trapero aponta sua arma para a falsidade das relações familiares, que geralmente explodem quando as pessoas são obrigadas a conviver durante algum tempo. 

Algo que incomoda um pouco neste longa é o estilo rústico da narrativa. São muitas cenas na estrada pontuadas por uma estranha trilha sonora, além da pobreza e da falta de estrutura do interior argentino, que por sinal é retratado de forma realista. As interpretações espontâneas é outro ponto que leva realismo a trama. 

É um road movie cheio de dramas e frustrações.

2 comentários:

Marília Tasso disse...

Muito bom, sou fã dos trabalhos de Pablo Trapero. Sempre realista.

Hugo disse...

Marília - O cinema de Trapero sempre explora temas complexos.