terça-feira, 28 de junho de 2016

Decisão de Risco

Decisão de Risco (Eye in the Sky, Inglaterra / África do Sul, 2016) – Nota 7,5
Direção – Gavin Hood
Elenco – Helen Mirren, Aaron Paul, Alan Rickman, Barkhad Abdi, Phoebe Fox, Jeremy Northam, Richard McCabe, Monica Dolan, Iain Glenn, Michael O’Keefe, Laila Robins, Gavin Hood.

Um ação conjunta entre os governos americano e britânico localiza uma célula terrorista em uma pequena vila no Quênia. Entre os terroristas procurados estão dois americanos e uma inglesa que se aliaram a uma facção muçulmana radical. 

O que seria uma missão de captura, se transforma em uma dilema de vida ou morte quando imagens mostram que os terroristas estão planejando um ataque suicida. 

O tema extremamente atual é muito bem explorado pelo roteiro do inglês Guy Hibbert e valorizado pela direção segura do sul-africano Gavin Hood, que consegue misturar drama e suspense em alta tensão com praticamente apenas uma cena de ação. 

A trama se divide em três narrativas. Na Inglaterra, a Coronel Powell (Helen Mirren) é a frieza em pessoa, enquanto seu superior (Alan Rickman) negocia a estratégia de ação com políticos. Nos Estados Unidos, dois pilotos de drones (Aaron Paul e Phoebe Fox) ficam na expectativa da ação e no Quênia, um espião (Barkhad Abdi) tenta descobrir detalhes sobre o local onde os terroristas estão escondidos. 

É interessante que o filme ainda coloca em discussão as questões éticas e morais sobre os chamados “danos colaterais” na guerra contra o terrorismo. 

O “Eye in the Sky” do título se refere aos gadgets tecnológicos que propiciam a espionagem através de satélites e o ataque a distância com drones. 

Para quem gosta de uma trama de suspense com toques políticos, este longa é uma boa opção. 

Finalizando, este foi o último trabalho do recentemente falecido Alan Rickman.

5 comentários:

Amanda Aouad disse...

Uma boa dica mesmo, não consegui ver, mas está na minha lista.

bjs

Rodrigo Mendes disse...

Concordo com a Amanda, Hugo. Este filme é um boa dica. Vou procurar no Netflix e adicionar na minha lista. Ótimo texto síntese, como sempre. Adoro suas dicas. Alan Rickman deixou saudades. Por ele e pela Helen Mirren que adoro vale a pena. O diretor Gavin Hood fez o terrível "X- Men Origens: Wolverine" e depois desse dia nunca mais procurei assistir um filme dele.

Abraço.

Hugo disse...

Amanda - Bom filme, vale a sessão para quem gosta do tema.

Rodrigo - É bom saber que gosta das postagens. Alan Rickman deixou uma bela carreira e Helen Mirren é especialista em papéis de mulheres fortes.

Abraço

Liliane de Paula disse...

Alan Rickman, era muito bom nos filmes que vi com ele.
Helen Mirren, sempre muito bem.

Filmes de espionagem não faz meu estilo.
Tentei assistir Spectre(o de 007). Desisti.
Mentiras demais.

Hugo disse...

Liliane - Este filme é um suspense bem mais realista.