sábado, 25 de junho de 2016

Casa de Areia e Névoa

Casa de Areia e Névoa (House of Sand and Fog, EUA, 2003) – Nota 7,5
Direção – Vadim Perelman
Elenco – Jennifer Connelly, Ben Kingsley, Ron Eldard, Frances Fisher, Kim Dickens, Shohreh Aghdashloo, Jonathan Ahdout, Navi Rawat, Carlos Gomez.

Kathy (Jennifer Connelly) está deprimida após ser abandonada pelo marido. Sua vida fica mais complicada quando ela é despejada de sua casa por uma decisão judicial que a acusa de não pagar impostos. Kathy é auxiliada pelo policial Lester (Ron Eldard), que fica com pena e também sente-se atraído por ela. 

Ao procurar uma advogada para recorrer da decisão, Kathy descobre que foi alvo de uma erro do governo, mas isso não impede que a casa seja arrematada em um leilão por um orgulhoso imigrante iraniano, o antigo Coronel Behrani (Ben Kingsley). O erro judicial dá início a uma verdadeira guerra pela posse da casa entre Kathy e Behrani. 

Quando este longa foi lançado, muitos críticos o consideraram uma alegoria da disputa entre ocidente e oriente, principalmente porque as feridas de 11 de Setembro ainda estavam expostas nos EUA. 

O filme vai além disso, o roteiro solta farpas contra a ganância capitalista, contra o abuso do Estado, contra a falta de responsabilidade das pessoas e o preconceito. 

É um filme onde não existem heróis ou vilões, cada personagem luta para defender seus interesses, mesmo que claramente não exista uma saída que agradará os dois lados. 

É uma história triste, em que pessoas comuns são tragadas para um inevitável conflito.

3 comentários:

Liliane de Paula disse...

Eu vi esse filme.
É angustiante porque perder sua casa, seu porto seguro não é fácil.
E o Ben Kingsley, está assustador.

Gustavo H.R. disse...

Um drama devastador, com duas performances incríveis (Kingsley e Aghdashloo). Subestimado.

Cumps.

Hugo disse...

Liliane - Numa situação destas as pessoas tomam medidas desesperadas.

Gustavo - É uma tema extremamente forte e com ótimo elenco.

Abraço